Mais um Natal passou e, com ele, a consolidação do cartão-presente no varejo, no cenário corporativo e na vida dos consumidores ficou ainda mais evidente.
O Natal sempre foi uma data muito esperada pelos varejistas, tamanha a movimentação e a procura por presentes para familiares, amigos, colegas de trabalho e afins.
Natal é sinônimo de confraternizar, encontrar pessoas queridas, celebrar a união e reforçar o “presentear” em tantos contextos sociais. Falando em presentear, o cartão-presente e toda a flexibilidade dessa solução vem conquistando um espaço importante no Natal do brasileiro.
O caráter omnichannel da solução, que elimina barreiras territoriais, que viabiliza a liberdade de escolha, faz com que o cartão-presente seja, cada vez mais, a escolha daqueles que querem presentear sem dor de cabeça, sem preocupação com trocas, numerações, tamanhos, cores, preferências etc. De qualquer lugar para qualquer lugar do Brasil.
Os resultados de 2024
O Natal 2024 superou expectativas e consolidou o sucesso dos cartões-presente. Com um crescimento expressivo em todos os canais, os resultados foram significativos e mostraram que as estratégias certas trazem excelentes frutos.
Vamos aos números?
Crescimento geral dos varejistas parceiros da solução da Todo: 93% em relação ao ano anterior.
Número de cartões vendidos: 320.565 cartões, representando um aumento de 100% em relação a 2023.
Canais de venda
- B2B: 56% de representatividade, com um crescimento de 131% comparado a 2023.
- Lojas físicas: 34% de representatividade, com um crescimento de 56% em relação ao ano anterior.
- E-commerce: 10% de representatividade, mostrando também a força do digital.
Entre as marcas que mais venderam no período, destacaram-se:
- Riachuelo
- C&A
- Centauro
- Outback
- Granado
Por que? Cada uma essas marcas investiu em campanhas que colocaram o cartão-presente como um produto extremamente vantajoso e ideal para um momento como Natal e, sem dúvidas, esse destaque faz toda a diferença para os resultados.
A Riachuelo, por exemplo, realizou uma corrida de vendas com o time de loja, reforçando o conhecimento do produto e a visibilidade dos displays. Esse tipo de ação é fundamental para que os colaboradores da marca que ficam no PDV, saibam da importância do cartão-presente e saibam oferecê-lo ao consumidor, seja em uma abordagem, seja no fechamento de uma compra no caixa.
Outras marcas também fizeram ações estratégicas. Dentre elas:
Crocs: apostou numa ação com cupom de carga extra que representou 65% das vendas/mês.
Vans: a marca investiu em uma ação com cupom de carga extra que representou 54% das vendas/mês e teve 90% de crescimento comparado a dez/23.
Arezzo: decidiu por uma ação com cupom de carga extra que representou 53% das vendas/mês e teve 42% de crescimento comparado a dez/23, além de produzir conteúdos audiovisuais sobre os cartões-presente nas mídias sociais. “POV: Você acaba de receber o cartão mais desejado do momento! Com o Gift Card Arezzo, presentear ficou ainda mais fácil. Você escolhe o valor, e quem recebe escolhe o que mais ama, seja na nossa loja online ou em qualquer loja física Arezzo”, traz a legenda de um vídeo que coloca o cartão-presente Arezzo como o protagonista do Natal.
Nike: a marca também apostou numa ação com cupom de carga extra que representou 12% das vendas/mês e teve 15% de crescimento comparado a dez/23.
Loungerie: optou por uma ação com cupom de desconto que representou 33% das vendas/mês e teve 104% de crescimento comparado a dez/23. Além disso, pelo 2º ano consecutivo, a marca personalizou o envelope do cartão-presente com a temática de Natal, dando ainda mais personalidade e cuidado à ação.
Corello: numa ação com cupom de carga extra que representou 24% das vendas/mês e teve 74% de crescimento comparado a dez/23.
Kopenhagen: a marca produziu reels sobre os cartões-presente, divulgando o cupom de carga extra. “É difícil escolher um só, eu sei. Mas você sabia que agora você pode presentear com GIFT CARD e deixar que cada um escolha os seus próprios preferidos? No site ou app da @kopenhagen_ agora você escolhe o valor que quer presentear, escreve a mensagem customizada para cada um, e envia o melhor presente que existe, que é o que a gente mesmo escolhe! Pode usar o cupom GIFT20 pra adicionar 20 reais no seu gift card de R$ 100 da Kopenhagen. Me dá um de presente?!”, traz a legenda da postagem, focando no CUPOM e na vantagem que o cartão-presente Kopenhagen oferece.
A lógica dessas campanhas de carga extra é: “compre um cartão-presente do valor X, e ganhe R$ Y de bônus”, oferecendo realmente uma vantagem ao consumidor.
As oportunidades do cenário corporativo
Os varejistas que possuem a solução da Todo realizaram ações com nossos parceiros corporativos e, por meio delas, também conseguiram excelentes resultados com os cartões-presente.
Exemplos:
- Riachuelo com 10% de cashback na primeira quinzena de dezembro em muitos parceiros;
- Bacio Di Latte com 20% de cashback no Picpay e Banco Inter;
- Nike com ações em Banco Inter e Paga leve, resultando em um crescimento de 15% em relação a 2023.
- Kopenhagen em ações no Banco Inter e Vertem;
- Zift Card com ação no Banco Inter;
- Nike: Ações com parceiros como Banco Inter e Paga Leve garantiram 15% de crescimento em relação a 2023.
Além dessas ações, houve também uma intensa campanha de venda direta, na qual o executivo de vendas da Todo auxilia nesse processo de compra dos cartões- presente, muitas vezes conseguindo negociar melhores condições para compras de alto volume.
Os resultados do Natal 2024 confirmam o poder dos cartões-presente e da força que eles têm, sobretudo quando bem posicionado diante dos seus públicos. Cada uma essas campanhas reforça uma das principais lições para 2025 nesse mercado: divulgue o produto, coloque o produto na mente do consumidor, e assim as vantagens serão percebidas, assimiladas e valorizadas.
E se você quer saber mais sobre a solução de cartões-presente da Todo para o varejo e sobre como nós temos caminhado ao lado de mais de 70 grandes varejistas brasileiros? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.