O cartão-presente é mais do que apenas um canal de vendas aos varejistas. Ele é a verdadeira fonte de vantagens e incrementos consideráveis na receita. E é fato: os varejistas estão sempre buscando novas soluções para fazer investimentos.
Onde investir diante de tantas tecnologias e opções apresentadas? Qual o caminho mais seguro, consistente e de resultados? É por isso que o cartão-presente é a resposta.
Os cartões-presente representam dinamismo no universo do varejo. Ou seja, são mais pessoas nas lojas físicas, mais pessoas no e-commerce e, por consequência, há o respectivo alcance de novos públicos que muitas vezes passam a conhecer marcas que não conheciam.
Mas para que todos os “bons frutos” sejam colhidos, o varejista precisa compreender o cartão-presente como um produto que deve ser devidamente divulgado. Para tal, existem dois aspectos indispensáveis: a comunicação e os canais de comunicação. Ou seja, é preciso planejar a divulgação baseada na utilidade que é o cartão-presente e todas as vantagens atreladas a ele.
É preciso diversificar e construir uma linguagem coerente a cada canal: mídias sociais, e-mail marketing, site, canais OFF, pontos de venda etc. Inclusive, o time de Customer Success da Todo é fundamental na jornada dos varejistas parceiros, acompanhando desde a implementação da solução até a operação e gestão.
Eles criam planos de ação para maximizar vendas e posicionar os cartões-presente, mantendo comunicação constante para entender necessidades e antecipar problemas. O CS oferece suporte em quatro etapas principais: onboarding, implantação, qualificação das equipes e acompanhamento contínuo, garantindo que os varejistas aproveitem ao máximo a plataforma e melhorem a experiência dos consumidores.
É muito importante também trabalhar a sazonalidade, ou seja, as datas em que as pessoas mais procuram por presentes são essenciais para colocar o cartão-presente como a escolha ideal. Outras ações como oferecer cupons de desconto para a compra dos cartões-presente, cashback, prêmios e afins são ótimas iniciativas para reter e fidelizar consumidores.
Os resultados comprovam a potência do cartão-presente
Ao implementar uma solução de cartões-presente, os varejistas oferecem ao público uma experiência de liberdade de escolha e omnicanalidade, criando uma conexão entre marcas e consumidores, onde quem adquire tem a facilidade de presentear sem erro e quem recebe desfruta da flexibilidade de escolher o que realmente deseja, com acesso a uma ampla variedade de produtos da marca em questão.
E dentre tantos resultados aos varejistas, é válido destacar que comercializar cartões-presente significa obter a vantagem do upsell (os clientes tendem a gastar além do valor do cartão), aumentando a receita. Inclusive, estudos indicam que o upsell pode adicionar até 40% ao valor inicial.
Os cartões-presente aumentam a chance de upsell, pois expõem os clientes a mais opções de produtos. Quando utilizam um cartão-presente, reforçando: os consumidores tendem a gastar além do valor do cartão, o que eleva o ticket médio das vendas.
Por exemplo, um cliente que recebe um cartão de R$150 e complementa com R$80 para adquirir o produto que deseja, gera lucro para o varejista e aproveita melhor o presente. Assim, os cartões-presente funcionam como um estímulo para experiências de compra mais rentáveis a todos os envolvidos.
Outro tipo de lucro que o cartão-presente geral é o resíduo, ou seja, quando alguém recebe um cartão-presente, deixa um saldo sobrando e não usa dentro do prazo e ele expira. Dessa forma, a marca ganha aquela receita sem que nada saia efetivamente do seu estoque. Estimativas do setor apontam que o índice de resíduo fica entre 5% e 8%. Na Todo, esse número é de 12%.
E além do upsell e dos ganhos residuais, o cartão-presente gera resultados inquestionáveis porque posiciona a marca na mente do consumidor. Quem não teve contato antes, passa a ter. Quem já teve, tem novamente, e pode se tornar um cliente fiel.
Com a solução da Todo, tudo isso é multiplicado! O cartão-presente está nas lojas físicas e franquias, no e-commerce de cartões-presente, nos super apps, nos programas de fidelidade e incentivo, no e-commerce B2B voltado para compras de empresas e em outros pontos de venda físicos (supermercados, farmácias), dentre outros. Isso significa que o varejista vende muito mais e, ao mesmo tempo, oferece ao consumidor uma solução completamente omnichannel.
Para saber mais sobre como implementar uma solução de cartões-presente para a sua marca, clique aqui e solicite contato do nosso time de especialistas. A sua marca pode fazer parte de toda essa proveitosa dinâmica ainda neste ano!