Páscoa, chocolate, presentes: esse contexto delicioso, fraterno e afetuoso marca anualmente diversas relações pessoais e corporativas. E chocolate tem de todo jeito e para todo o gosto. Não à toa, o cartão-presente de marcas de chocolate surgiu como a opção perfeita para nunca errar.
E chocolate é presente? Sim. Há muito tempo, sobretudo na Páscoa. Para muitas pessoas, escolher chocolates para presentear pode ser complicado devido às preferências individuais. Os cartões-presente eliminam todo esse dilema, permitindo que o presenteado escolha seus próprios produtos favoritos da marca em questão!
Além disso, é fato que o cartão-presente permite essa experiência verdadeiramente livre, já que pode ser comprado e resgatado onde consumidor preferir: nas lojas físicas ou on-line, de acordo com as diretrizes de cada marca. É um processo que elimina filas, erros e complicações. É o presentear da forma mais deliciosa possível!
Kopenhagen, Brasil Cacau e a história com a Todo
Kopenhagen e Brasil Cacau, marcas conhecidas nacionalmente, aderiram à solução da Todo em 2022. Segundo Cibele de Castro, Coordenadora de E-commerce e Marketplace do Grupo CRM, eles buscavam uma solução que pudesse atender aos clientes em uma jornada presenteável completa, simplificada e eficiente.
Afinal, chocolate significa demonstração de carinho, agradecimento, reconhecimento e agrado. É um presente coringa, que pode ser dado tanto para pessoas cujo laço é de intimidade, quanto para colegas, clientes e parceiros. Portanto, dentro da estratégia, o cartão-presente chegou como um facilitador dessa jornada.
Uma das grandes vantagens do cartão-presente Kopenhagen e Brasil Cacau é a liberdade territorial. “Você consegue presentear uma pessoa em qualquer lugar do Brasil, e isso vai ao encontro da jornada presenteável das nossas marcas. Isso transcende o limite do presente físico, e passamos a ter uma jornada 100% virtual. O cliente é o protagonista, pois é ele que escolhe se quer receber os produtos resgatados ehttps://www.kopenhagen.com.br/giftcardm casa ou retirar na loja. É um omnicanal diferente. Nós plugamos todos os franqueados no e-commerce”, ressaltou Cibele.
Essa é uma estratégia que beneficia a todos: as marcas, os clientes e os franqueados. No caso do cliente, se não há nenhuma loja por perto para resgatar os produtos escolhidos, ele os recebe em casa. É um processo em 360 graus, sem barreiras.
As duas marcas são muito fortes, também, no público B2B, focando nas premiações corporativas. Ao invés dos gestores de uma empresa entregarem aos colaboradores um ovo de Páscoa a cada um, por exemplo, eles simplificam esse processo com os cartões-presente.
Ações da Páscoa 2024
O cartão-presente foi bastante divulgado na Páscoa 2024, como na seguinte ação: o banco Inter ofereceu um cashback de 20% na compra de gift cards da Kopenhagen. Por exemplo, ao adquirir um cartão de R$ 500 em créditos, os clientes recebiam R$ 100 de volta. Para aproveitar essa oferta, bastava acessar o Inter Shop, selecionar a opção “Gift Cards”, escolher a oferta da Kopenhagen, indicar o valor desejado e finalizar o pedido.
Além disso, os cartões-presente da Brasil Cacau tiveram 15% de cashback, enquanto a Dengo Chocolates, também parceira da solução da Todo, teve 10% de cashback no InterShop.
E de fato, os super apps são uma das grandes forças de venda dos cartões-presente, e o chamariz do cashback sempre gera resultados vantajosos às marcas e aos consumidores.
Além disso, Kopenhagen e Brasil Cacau aproveitaram toda a visibilidade da Páscoa para divulgar o cartão-presente de forma bem direcionada ao público B2B (banners na home do site, por exemplo) obtendo um crescimento de 178% e 50%, respectivamente, comparado com a Páscoa de 2023. Nas mídias sociais, posicionaram o produto como uma solução para o público B2C, com stories e posts no feed contextualizando o cartão-presente a uma Páscoa mais prática, livre e deliciosa!
Voltando à Dengo Chocolates, a marca recém-chegada à solução da Todo, temos o cartão-presente totalmente alinhado à experiência que a Dengo proporciona. A Dengo traz, em essência, o chocolate como ele é em sua forma mais pura e artesanal.
Nesse sentido, o cartão-presente Dengo Chocolates reforça toda essa experiência, afinal, entrega às pessoas a liberdade de não errar no presente e entregar algo extremamente autêntico e original. Afinal, a Dengo traz diferentes e deliciosas opções de chocolates puros e artesanais.
Na Páscoa, para divulgar o cartão-presente a Dengo produziu um destaque fixo no Instagram, com uma comunicação essencialmente institucional, além de enviar e-mails marketing voltados para conversão final, e destinar espaço bem significativo para o cartão-presente no site da marca!
“São momentos de jornada diferentes: Kopenhagen e Brasil Cacau já estão na segunda Páscoa conosco, enquanto isso Dengo está no seu mês de lançamento do produto, então é muito legal ver essas movimentações!”, declarou Julia Freitas, Costumer Success Analyst da Todo, sobre as ações realizadas em conjunto para divulgação do cartão-presente.
É fato: apesar dos cartões-presente serem produtos recentes dessas marcas, a priorização dada a eles é evidente. São banners nos site, com linguagem clara e adaptada ao público. São mini banners dedicados ao gift card em todas as plataformas das marcas. São pontos de comunicação claros e benéficos ao consumidor em diversos contextos.
Os números da Páscoa 2024
Foi a Páscoa do cartão-presente! Houve um crescimento em 18% de volume de vendas de cartões-presente da Páscoa 2023 para a Páscoa 2024! Foram 69.182 cartões-presente vendidos!
Dentro desse número, os canais B2B (e-commerce de vendas corporativas da Todo e parceiros corporativos) foram responsáveis por 60% do resultado, mostrando a força que tem o “presentear” no contexto empresarial.
As lojas físicas, por sua vez, representaram 31% das vendas de cartões-presente e os e-commerces 9%.
O grande destaque para o cenário B2B é claro, o número de cartões vendidos aumentou mais de 400%, deixando evidente que as compras de alto volume de presentes físicos muitas vezes são complicadas. Fatores como frete, logística de distribuição, transporte, embalagens ou até mesmo a escolha do chocolate ideal, atrapalham uma ação de Páscoa verdadeiramente prática e descomplicada.
Por isso, o cartão-presente é um facilitador. É a verdadeira ponte entre o colaborador e a Kopenhagen, Brasil Cacau, Dengo Chocolates, dentre outras marcas. De qualquer lugar para qualquer lugar do Brasil.
A agilidade do cartão-presente também é sempre destacada. O envio dos cartões-presente no contexto empresarial é por e-mail ou mídias sociais, com poucos cliques. Por isso, para presentes de última hora, ele também é a resposta!
Além disso, no ato do resgate do cartão-presente (independentemente se a pessoa recebeu o cartão em um contexto corporativo ou pessoal), há grandes chances de comprar produtos que ultrapassem o saldo o cartão, gerando ao varejista o chamado upsell. É mais uma oportunidade de incremento no faturamento, além de todas as vantagens que a solução proporciona às marcas.
Quer conhecer mais sobre como a Todo tem operado a solução de cartões-presente de mais de 70 varejistas brasileiros? Clique aqui e solicite contato do nosso time de especialistas.