Começo esse texto afirmando: não! Não basta resolver implementar a solução. É preciso entender elementos e estruturas importantes que são necessárias. Sem dúvida alguma, o cartão-presente é um diferencial competitivo único, já que proporciona um incremento considerável no faturamento de varejistas, além de viabilizar o upsell (quando um cliente vai à loja ou e-commerce e acaba gastando mais que o saldo do cartão-presente).
Mas o que é necessário saber antes de implementar a solução?
- Não tente fazer sozinho!
Antes de tudo, é preciso ter ciência de que a solução deve ser implantada com uma empresa especialista. Caso contrário, o processo pode ser lento, falho e não gerar os resultados almejados. Temos na Todo o exemplo de uma grande varejista de artigos esportivos, que após tentar operar os cartões-presente internamente e ter vários desafios, confiaram a nós essa missão, e a partir daí foi um sucesso.
- Tenha um plano de marketing bem definido
O cartão-presente, além de ser um canal de vendas, é um produto! E como tal, precisa ser divulgado, contextualizado na mente do consumidor e propagado. Um produto, por melhor que seja, não se vende sozinho. É por isso que, ao implementar a solução, você deve ter um planejamento estratégico de marketing para a divulgação do cartão-presente, incluindo campanhas on-line, tráfego pago, marketing de conteúdo e campanhas nos pontos de venda físicos, com uma verba viável para cada uma dessas vertentes.
- As equipes internas precisam conhecer bem o produto!
De nada adianta implementar o cartão-presente, se os times internos não sabem falar, tampouco vender o produto. É necessário o investimento em treinamento de vendedores, equipes de SAC e afins para que a experiência do consumidor seja a melhor possível. Inclusive, na Todo nós auxiliamos os varejistas parceiros com esses treinamentos.
- Esteja onde o seu público-alvo está!
Atualmente o cartão-presente tem sido a escolha dentro do universo empresarial, seja nas datas comemorativas, premiação por metas e afins. É por isso que ao implementar a solução, é fundamental a integração com plataformas de incentivos corporativos. Na Todo, inclusive, criamos um e-commerce próprio e exclusivo para compras de empresas, e os nossos varejistas parceiros estão lá!
- Cartão-presente precisa ser OMNICHANNEL!
O cartão-presente precisa ter logística omnichannel para a maioria dos modelos de negócio. Isso significa que o consumidor deve ter a liberdade de adquirir o cartão onde melhor lhe for conveniente, e quem recebe esse cartão também deve poder resgatar onde preferir.
Ou seja, o e-commerce da marca deve ser totalmente preparado para receber o cartão-presente como forma de pagamento, e a experiência do usuário na compra e resgate on-line deve ser completamente otimizada.
- O cartão-presente deve ser PRIORIZADO quando incrementado ao portfólio
O cartão-presente muitas vezes acaba sendo só mais um produto no portfólio, sem qualquer tipo de priorização, sem um responsável específico apenas por essa operação, o que acaba desencadeando problemas técnicos, falta de integração entre o ambiente “on” e “off” e ausência de resultados.
Trata-se de um produto que precisa sempre de várias atualizações e processos, e é impossível manter um produto atualizado se ele não é uma prioridade.
A solução da Todo compreende o processamento de cartões-presente de forma integrada às lojas físicas e virtuais do varejista, de modo que ele possa vender, receber e operacionalizar os seus cartões-presente de forma simples e extremamente efetiva. É por isso que já são mais de 70 grandes empresas faturando mais e entregando uma experiência livre, flexível e incrível aos seus clientes.
Fale com um de nossos especialistas e saiba como você pode iniciar uma operação de cartões-presente. É só clicar aqui.