O ditado popular diz que o ano no Brasil só começa mesmo depois do carnaval. Mas a verdade é que na Todo, o nosso 2023 não apenas está a mil por hora, como também traz consigo um estudo sobre as principais nuances que envolveram os cartões-presente em 2022.
Observar, analisar e mapear o comportamento do nosso grande produto é algo muito importante, sendo sempre algo muito elucidativo para o mercado varejista. É por isso que, desde 2021, lançamos anualmente o artigo “O Futuro do Presente”, que traz um panorama geral sobre os resultados do ano anterior e o papel da Todo como especialista.
2022: um ano de muito crescimento
O ano de 2022 foi, literalmente, um período de recuperação diante das consequências da pandemia para o varejo. Muitas marcas passaram por um processo de reinvenção de seus processos, de modo que novos produtos e novas formas de chegar ao público surgiram. O cartão-presente, por sua vez, se manteve como um forte aliado e como a grande “cereja do bolo” para muitos nichos.
Prova disso é que esse canal obteve cerca de 60% de crescimento em relação ao ano de 2021. Todas as datas comemorativas do ano passado trazem essa ascensão, sobretudo no ambiente on-line. No mês de dezembro, o crescimento das vendas de cartões-presente via e-commerce foi de 124%, também em comparação ao ano anterior.
Essa força do e-commerce demonstra que as compras com poucos cliques e de qualquer lugar vieram para ficar no cotidiano do consumidor. O cartão-presente comprado de forma virtual é ainda mais sinônimo de muita praticidade e flexibilidade.
As mudanças da Todo
A inovação está no DNA dos cartões-presente, assim como na própria tecnologia da Todo. Para acompanhar as necessidades dos varejistas e dos consumidores, em 2022 foram feitas também algumas trocas de tecnologia interna, com o intuito principal de garantir segurança, escala, flexibilidade, mais possibilidades de pagamento e muito mais usabilidade – tanto nas plataformas, quanto nas ferramentas de análise.
“Organizamos nosso processo de desenvolvimento em squads, para atacarmos diversos problemas ao mesmo tempo, sempre olhando para as necessidades do produto e dos clientes”, relatou Mateus Athaydes, Head of Engineering da Todo. Foi uma verdadeira reestruturação de infraestrutura e arquitetura tecnológica.
Foi também em 2022 que o e-commerce B2B da Todo completou um ano de existência. Dentro do cenário corporativo e de incentivos, o cartão-presente entra como uma opção para agradar verdadeiramente os colaboradores, proporcionando experiências memoráveis a eles.
Em 2022 foi implementado o pagamento dos cartões via PIX, como forma de liberar instantaneamente o cartão-presente, visto que a aprovação é automática após o pagamento, facilitando a experiência de compra.
Além disso, a possibilidade de envio do cartão-presente pelo WhatsApp e outras mídias sociais foi algo extremamente importante para o consumidor, proporcionando uma espécie de “entrega em tempo real”, posto que o presenteado recebe o cartão-presente em forma de link já pronto para utilização!
Todas essas features também fazem parte do e-commerce B2B, facilitando o processo de premiação de colaboradores. Não à toa, comparando as principais datas comemorativas no intervalo de outubro de 2021 a outubro de 2022, temos um crescimento de 134,80% das vendas de cartão-presente no e-commerce para compras comporativas.
Foi também em 2022 que o time da Todo esteve presente em importantes eventos do mercado varejista, como a premiação do Ranking das 300 maiores empresas do varejo brasileiro, promovida pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Esse ranking é divulgado em um evento que reúne CEOs e representantes de todas essas empresas, e a Todo, neste ano, foi uma das apoiadoras dessa grande confraternização.
O ano passado foi marcado também por campanhas de muito sucesso para marcas como Nike e Riachuelo, assim como a entrada de novos clientes de diferentes nichos. Dentre eles, Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau (Grupo CRM), Espaço Rubro Negro, Lojas 2001, Chilli Beans, Multi, Amaro, Spicy retail e Spotify.
Também em 2022, um dos clientes mais antigos da Todo, a rede Outback, atingiu o marco de 606 mil cartões-presente vendidos. O time de Customer Sucess da Todo, ressaltou que a marca não é apenas um fenômeno de vendas apenas no varejo, como também nas premiações corporativas: “o Outback é um grande destaque no e-commerce B2B, pois a comunicação trabalhada posiciona o cartão-presente como a escolha perfeita para o ato de agradar colaboradores e parceiros”.
Em suma, todos esses números, relatos e análises sobre o ano que terminou estão detalhados na terceira versão do artigo “O Futuro do Presente”. Afinal, o impacto do ato de presentear e dos cartões-presente para o varejo é algo latente, crescente e grandioso.
Para acessar o conteúdo é só clicar aqui.