O cartão-presente tem feito história no ramo da moda, da gastronomia e até dos jogos, aplicativos de entrega e streamings. No ramo corporativo, o cartão tem sido usado cada vez mais para agradar colaboradores e parceiros em datas comemorativas e ações de endomarketing.
De acordo com a Global Gift Card Survey de 2021, a indústria de cartões-presente deve movimentar 487.305,6 milhões de dólares ao todo em 2022 e 688.357 milhões de dólares em 2026, registrando um crescimento de 9% no intervalo entre esses anos.
A verdade é que as marcas têm utilizado o cartão-presente como um canal de vendas prático, simples e extremamente eficiente, proporcionando experiências positivas ao consumidor com mais esse diferencial de portfólio.
Quais segmentos tendem a aderir ao cartão-presente?
O comportamento dos varejistas tem sido extremamente estratégico no que diz respeito ao público corporativo. As marcas estão cada vez mais atentas às necessidades de empresas, desenvolvendo produtos e campanhas direcionadas a elas.
Nesse contexto, os segmentos de hipermercados, supermercados, fast-foods e turismo são potenciais para aderência ao cartão-presente. O Analista de Inteligência de Mercado da Todo, Igor Pelegrini, vem analisando dados e afirma que esses segmentos são, de fato, as próximas cerejas do bolo do cartão-presente.
“Esses três segmentos são tendência porque a premiação do funcionário é cada vez mais comum nas empresas. No cenário atual, o consumidor brasileiro prefere ganhar uma premiação relacionada a hipermercados ou supermercados (bens essenciais). O consumo de moda vai continuar, claro, mas o ato de premiar com o ESSENCIAL tende a crescer”, pontua Igor.
Quando se fala em experiência, o turismo tem destaque. Afinal, quem não quer ganhar uma viagem, um passeio, um descanso, uma fuga da rotina? O turismo é um segmento forte também para o meio corporativo, sobretudo nas festas de fim de ano, onde normalmente é sorteado algum prêmio grande ou celebradas as famosas “batidas de meta”. Um cartão-presente de um aplicativo de viagens, aqui, tende a ser um excelente protagonista.
Outro segmento que tende a aumentar é o de drogarias. As farmácias também têm sido escolhidas para compras de skincare, cremes, perfumes e afins. Além disso, o cartão-presente para esse mercado é potencial para chás de fralda, por exemplo, sendo um ótimo presente para essas ocasiões, ao invés do consumidor comprar uma fralda cujo tamanho os pais já têm em grande quantidade. Aqui, valerão campanhas criativas e comunicação direcionada para que o produto tenha eficácia e sucesso.
O futuro está no cartão-presente
Igor Pelegrini destacou os segmentos de hipermercado e supermercado como grandes forças dos próximos capítulos do cartão-presente, pois aqui o produto representa muito mais que uma premiação.
“O presenteado pode usar o cartão como uma cesta básica, como um cartão de crédito específico para o mercado, pode deixar com a empregada, com o filho, com a mãe, enfim… as oportunidades são várias”, frisou Igor. No meio corporativo, esse cartão não vem para substituir o vale alimentação, mas para ser um agrado a mais, uma legítima e boa recompensa.
E como a solução da Todo entra nisso tudo?
Para os varejistas que aderem à solução da Todo, os cartões-presente são comercializados de forma omnichannel e em vários canais diferentes. O cartão-presente fica nas lojas e franquias; no e-commerce de cartões-presente; em super apps – levando a marca para dentro dos maiores programas de fidelidade e resgate de cashbacks do mundo; em programas de fidelidade e incentivo; no e-commerce B2B voltado para compras empresariais e em outros pontos de venda físicos.
É muito mais visibilidade e posicionamento para um produto inovador, prático, livre e potencial como o cartão-presente. E, falando especificamente do público corporativo, hoje a Todo tem um e-commerce exclusivo para compras empresariais, no qual CEOs, gerentes de marketing, RH ou responsáveis por compras corporativas podem escolher os cartões-presente, os valores, efetuar o pagamento na própria plataforma e, após a confirmação, os cartões vão direto para o e-mail dos colaboradores presenteados.
Para os segmentos que são tendência, de acordo com Igor, a solução da Todo se encaixa perfeitamente na dinâmica necessária para que esses cartões-presente tenham muito sucesso.
Se você quer entender mais sobre o universo dos cartões-presente, clique aqui e solicite contato do nosso time de especialistas! Seja sempre bem-vindo (a) ao mundo onde presentear é cada vez mais simples e incrível.