Existe uma teoria, denominada como “Fatores Críticos do Sucesso”, que é difundida por diversos e famosos autores do mundo do marketing. Essa teoria tem como pauta principal a estrutura que uma marca precisa ter para atingir bons resultados, e o mesmo vale para ações e produtos.
Afinal, se até para vender bananas na feira é preciso pensar na base e na estratégia (o tamanho da banca, a quantidade de vendedores, os cartazes com os preços, os “chamarizes” para o cliente não comprar a banana da concorrência etc.), uma operação de cartões-presente deve seguir a mesma lógica, considerando tudo o que já existe antes de começá-la. Não é intuição. É planejamento.
Como saber se uma operação de cartões-presente pode ser feita para o seu negócio?
Chamamos de “fatores” todos os elementos que compreendem as causas, motivos e aspectos que são vitais para a obtenção de um resultado. Quando falamos de uma operação de cartão-presente, isso é ainda mais claro: é preciso entender a magnitude dessa implementação, a tecnologia envolvida e todos os investimentos necessários para a efetividade.
Assim como qualquer produto, o cartão-presente não se vende sozinho. Por isso, antes de implementá-lo, é preciso compreender os aspectos de gestão da sua marca, o orçamento disponível, as metas a serem atingidas e se a sua empresa já tem capilaridade suficiente, ou seja, se já tem abrangência dentro do mercado e se já possui um público que deseja e constrói fidelidade com seus produtos.
Isso posto, o primeiro ponto é não tentar implementar uma plataforma de cartões-presente sem uma empresa especializada para tal. O cartão-presente é uma solução financeira e administrativa e faz alterações em todo o processo logístico, contábil e comunicacional de uma organização. Existem questões técnicas que somente uma empresa de tecnologia de cartões-presente é capaz de implantar e solucionar.
Ou seja, não é apenas montar um site e comercializar cartões-presente. O sistema precisa ter integração com todas as franquias, precisa oferecer omnicanalidade, ou seja, o cliente deve poder resgatar esse cartão aonde lhe for mais conveniente. Um e-commerce de cartões-presente precisa ter a experiência do usuário otimizada, com páginas fáceis e simples de se entender, textos e botões estratégicos e envolventes, se não, muitos carrinhos de compra serão abandonados.
Portanto, se o seu negócio tem abrangência, gestão, orçamento disponível e possibilidade de parceria com uma empresa de tecnologia, saiba que esse é o caminho certeiro para implantar a solução. Além disso, devem existir também pessoas dentro do negócio que fiquem por conta dos cartões-presente, analisando métricas, mapeando resultados e fornecendo informações para que o parceiro de tecnologia trabalhe.
O cartão-presente passa por todos
A operação de todas as lojas deve estar envolvida. Ou seja, o time deve estar imerso na cultura dos cartões-presente e ser treinado para tal. Por isso, pensar nas lojas e franquias ao estabelecer a estrutura da operação de cartão-presente é essencial, de modo que elas participem dos lucros, seja com comissão, bonificação ou com o próprio produto.
O cartão-presente não é um “voucher” ou cupom de determinada loja. É uma experiência de liberdade de escolha e contato incomparáveis. Para tanto, sua divulgação deve ser proporcional à capacidade de impacto. O varejista precisa, impreterivelmente, disponibilizar verba para ações nos pontos de venda física, em seu site através de landing pages, em conteúdos para mídias sociais, marketing de influência com pessoas afins à marca divulgando o cartão-presente e assim por diante.
Trabalhar a sazonalidade, ou seja, as datas em que as pessoas mais procuram por presentes são vitais para colocar o cartão-presente como a escolha ideal. Em suma, são necessárias pessoas, processos e itens envolvidos e conectados para que o cartão-presente chegue ao conhecimento de todos.
A expertise da Todo levou o cartão-presente para o topo
A Todo tem o propósito de levar a solução de cartões-presente como um modo de transformar o faturamento e os resultados de muitos varejistas. Coleciona cases como Outback, Centauro, Rihappy, Arezzo, Nike e outros gigantes do mercado.
Isso porque a solução entrega não apenas a tecnologia, mas também a parte operacional e estratégica, auxiliando o varejista na construção de processos contábeis e fiscais, atuando lado a lado nas estratégias de marketing, criando campanhas de incentivo também para as franquias e disponibilizando um SAC para o consumidor final.
O time de Customer Sucess da Todo não para, nem por um segundo, de pensar e agir em prol da satisfação tanto dos varejistas, quanto dos clientes finais. Foi lançado, inclusive, um e-commerce exclusivo para compras corporativas, sendo mais um canal de comercialização dos cartões-presente, uma vez que ações para colaboradores são cada vez mais comuns, e o cartão-presente entra como um forte aliado.
A verdade é que quando um varejista escolhe pela solução de cartões-presente, ele está dando um passo rumo a um considerável incremento no faturamento de uma companhia. Para tanto, é preciso compreender a viabilidade e a disponibilidade para a implementação. Com a estrutura ajustada e as possibilidades operacionais alinhadas, pode ter certeza: o cartão-presente é um caminho sem volta e INCRÍVEL em cada detalhe.
–
Se tudo isso faz sentido para você, CLIQUE AQUI e veja como essa solução pode fazer a diferença no seu negócio!