Com a incerteza gerada pela pandemia, ainda que o futuro seja passível de muito mais otimismo com a chegada das vacinas, muitos varejistas tiveram que se adaptar e buscar novos canais de venda.
Datas importantes para o varejo, como a já passada Páscoa, e o Dia das Mães, que está por vir, ainda vivem esse cenário pedregoso e que necessita de soluções rápidas para o andamento de qualquer tipo de negócio.
E-commerce na contramão da crise
Ainda que o cenário atual seja incerto para a economia, o e-commerce segue em ascensão. Só no mês de dezembro de 2020, a alta das vendas através de canais digitais registraram alta de 53,83%, em relação ao mesmo período de 2019.
Os dados são do índice MCC-ENET, feitos pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital em parceria com o Neotrust Movimento Compre & Confie.
No acumulado do ano passado, o índice foi de alta de 73,88%. Segundo o IBGE, o e-commerce brasileiro representou quase 10% de todo o comércio varejista.
Com esses números, fica evidente que o e-commerce segue um crescimento contínuo e mesmo com problemas na economia, ele deve expandir ainda mais com as mudanças de padrão de consumo dos indivíduos.
Isso gera a seguinte dúvida: como explorar da melhor maneira os novos canais, para extrair o máximo do e-commerce?
O novo sem esquecer do velho: experiência omnichannel
Está posto que o comércio digital é uma realidade em ascensão, com o surgimento de cada vez mais novas e atualizadas tecnologias.
Como, por exemplo, uma entrega de cartão presente no ato da compra, algo nunca antes feito no mercado, ferramenta desenvolvida pela Todo an InComm Payments Company.
O que é muito importante ressaltar, no entanto, é que apostar em novos canais não significa abandonar meios tradicionais e velhas práticas. Pelo contrário.
O conceito de “omnichannel” é a integração de canais online e off-line para proporcionar a melhor e mais facilitada experiência de compra para o usuário.
Essa experiência interliga todos os canais de compra, sem que haja competição entre eles, mas sim uma complementação.
Não há, à vista disso, sobreposição de canais. O omnichannel oferece a mesma experiência de compra seja qual for o ambiente (on ou off) para que o cliente tome a decisão final, de acordo com a própria preferência.
Caso você ainda não esteja convencido deste método, uma pesquisa feita pela Maplink dá conta de evidenciar a importância do omnichannel.
77% das pessoas preferem comprar online e retirar na loja.
O motivo disso é que o consumidor gosta de verificar o produto fisicamente antes de recebê-lo. Desta maneira, seria inviável não pensar na confluência dos canais de compra, haja visto que o consumidor aprecia a liberdade de comprar online, mas quer ter a opção do resgate do produto presencialmente.
A solução inteligente
Em meio às novas tecnologias e ferramentas, o cenário brasileiro começa a abrir os olhos para os cartões presente. Algo já bastante corriqueiro na vida dos estadunidenses, tende a crescer exponencialmente no nosso país.
O cartão presente já era um produto procurado pelos consumidores, mas tinha maior evidência e volume de vendas nas lojas físicas. Com a pandemia, o cartão presente também se adaptou fortemente ao digital.
O ato de presentear segue vivo, mesmo em meio às dificuldades e o cartão presente é uma solução inteligente por muitos motivos.
Primeiramente, ele se adapta à já referida estratégia omnichannel, adaptando-se aos canais físico e digital. Além disso, o cartão presente traz muita praticidade, pois dispensa a escolha daquele que vai presentear – passando o poder de escolha inteiramente ao presenteado.
Sabe o medo de errar um presente? Com o cartão presente, isso não acontece.
E para finalizar, o valor médio do ticket tende a aumentar, pois 60% das pessoas que recebem um cartão presente acabam gastando mais que o saldo do cartão. Sem contar outros benefícios, como o aproveitamento de datas comerciais e a fidelização dos clientes.
O cartão presente é uma solução. Mas por onde começar?
A Todo na InComm Payments Company é especialista em montar e operar cartões presente para grandes varejistas de todo o país.
Fornecemos uma plataforma tecnológica que aposta na simplicidade dos processos. Realizamos a distribuição comercial dos cartões para que a sua empresa possa vender e resgatar cartões presente em lojas físicas e online.
Sim, utilizamos a estratégia omnichannel.
E você pode ter esta estratégia mais perto de você. Vamos bater um papo? Fale com a nossa equipe e prepare-se para multiplicar suas vendas.