O ano de 2020 foi atípico para todos os setores, principalmente para o varejo que precisou se adaptar aos protocolos de segurança. Foi necessário investir no ambiente digital e em opções mais práticas e rápidas para os clientes, em especial em datas comemorativas como o natal.
Essa data comemorativa é uma das mais importantes do ano para o varejo, pois é onde a maioria dos varejistas registra vendas recordes no ano e que garante boas margens para encerrar os seus resultados. No entanto, com o cenário pandêmico criou-se muita incerteza e tensão de como as vendas se comportariam nesse cenário.
AS ADAPTAÇÕES DIANTE DA PANDEMIA
Dentre as soluções encontradas, como disponibilizar seus serviços em um e-commerce, muitas empresas do varejo optaram por disponibilizar cartões presente para seus clientes, que poderiam ser adquiridos e resgatados de forma omnichannel. Ou seja, dando liberdade para o cliente comprar na loja física ou online e para o presenteado resgatar em ambos ambientes também.
O vale presente, cartão presente ou gift card já faz parte da estratégia de diversos varejistas, como Riachuelo, Centauro, Outback e Havaianas, tornando-se ao longo dos anos um canal de impacto na geração de receita. Devido às restrições de segurança por causa da pandemia e com a maior utilização do ambiente online para compra e venda, foi necessário adaptar essa alternativa.
As expectativas para o natal eram baixas, mas a recuperação do varejo surpreendeu com a alavancada propiciada pelo comércio eletrônico e pelo auxílio emergencial. O esperado era que o incremento seria de 64% nas vendas em relação a 2019. Só na venda de cartões presente o crescimento foi expressivo: 80% se comparado ao mesmo período em 2019.
O investimento e planejamento de campanhas de estímulo para a venda de cartões nesse período, associado ao novo modelo de comportamento e busca por soluções para presentear a distância garantiu o crescimento. A Centauro e a Havaianas, clientes ativas da Todo, tiveram um aumento de 312% e 140%, respectivamente, nas vendas de cartão presente no Natal. Alguns dos clientes da Todo superaram a marca de 2 milhões em vendas.
As compras online se tornaram fundamentais para a retomada do comércio. Segundo pesquisa da EbitNielsen, o varejo online cresceu 44,6% se comparado a 2019. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, entre os dias 10 e 24 de dezembro foram R$3,76 bilhões em vendas online. Foram mais de 8 milhões de pedidos via internet. Nos últimos cinco anos, 2020 teve o maior crescimento no faturamento no natal para e-commerce brasileiro.
Já a venda nas lojas físicas, teve um impacto diferente, apresentando um aumento de apenas 1% das vendas, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio. O cenário para os clientes que utilizam a plataforma de cartões presente da Todo foi parecido, nenhum dos clientes apresentou aumento significativo na venda de cartões presente em lojas físicas. O crescimento se deu no ambiente digital superando a expectativa da Todo e dos parceiros.
O cartão presente é uma solução atemporal que impacta no faturamento e resultado o ano inteiro. O calendário de datas comerciais influencia e promove ainda mais crescimento e resultado para este canal
Já pensou em aumentar as vendas do seu varejo com cartões presente? Ficou interessado? Entre em contato com a nossa equipe que te ajudaremos a alavancar nas vendas.