Como todos sabem, a nova pandemia do coronavírus modificou o comportamento das pessoas, e portanto, as marcas e empresas de varejo precisaram se adaptar. Principalmente, no que diz respeito à implementação de e-commerce ou formas de atrair o público após a retomada do comércio. Com as medidas de segurança, o grande desafio é movimentar as lojas. Uma alternativa que agora deve ganhar uma força maior, é o cartão presente.
No entanto, ele não é uma novidade. Antes mesmo da pandemia, ele já vinha sendo utilizado, principalmente por quem desejava presentear amigos e entes queridos. Mas agora, ele se torna uma opção para quando as restrições de incentivo ao isolamento social foram flexibilizadas. Abaixo listamos alguns motivos pelos quais o cartão presente pode ser um grande aliado na hora da retomada do comércio.
Quem usa cartão presente, gasta mais do que o estabelecido
Pesquisas apontam que quem ganha um cartão presente acaba gastando 30% a mais do valor estabelecido, gerando um maior lucro para os lojistas e uma fonte de receita bem importante.
O cartão presente atrai novos clientes para a loja
Pesquisa apontam que 40% dos clientes visitaram uma nova loja graças ao vale presente. Grande parte dessas não conhecem a marca ou a loja a qual o cartão pertence, e portanto tem o primeiro contato no ato da compra. Isso auxilia na busca por novos clientes e potenciais consumidores, tanto dos produtos quanto de cartões presente.
O cartão presente é atemporal
As pessoas poderão utilizar o gift card como opção de presente para o ano todo. Mesmo com o isolamento social, as datas comemorativas e aniversários continuam sendo celebrados, portanto presentear amigos e entes queridos continua sendo um hábito.
Conheça grandes varejistas que adotaram o cartão presente
A Todo possui clientes ativos que toparam o desafio de utilizar o gift card no seu negócio durante a pandemia. A Centauro, cliente, desde setembro de 2018, aumentou 275% das suas vendas online no dia dos namorados, e 368% no dia das mães. Esses foram os maiores resultados que a Centauro teve desde 2018 com venda online de cartões presente. Já a Ri Happy Baby, cliente da Todo desde 2017, apostou em um formato de lista de chá de bebê omnichannel, que integra as lojas físicas e o e-commerce. Os pais criam a lista de presentes no site, disponibilizam para os convidados e os mesmos podem comprar no e-commerce. Depois, os donos da lista recebem o valor ou os presentes para resgatar.
“O que eu preciso fazer para que dê certo?”
É preciso ter a comunicação e o marketing como aliados nesta etapa de implementação de cartões presente. O gift card também precisa se tornar algo atrativo para o seu cliente, em especial para aquele que não sabe o que comprar.
Faça campanhas, invista em divulgação para que as pessoas saibam que você tem esse serviço para oferecer e quais das vantagens que os clientes podem usufruir.
Como se trata de um produto atemporal, mantenha sempre a comunicação ativa para que quem estiver em dúvida em adquirir o cartão presente, não saia de mãos vazias. A Arezzo&Co, outra cliente da Todo, aproveitou o Dia das Mães para integrar a campanha do cartão presente. A campanha foi toda pensada para fazer parte do layout da plataforma de e-commerce de cartões presente. O gift card que era adquirido no site da Arezzo e encaminhado diretamente para o e-mail da mãe do comprador com uma mensagem personalizada. A presenteada podia escolher no site o seu presente.
Gostou das nossas dicas? Conheça os serviços que oferecemos e que podem auxiliar a sua loja ou e-commerce. Saiba mais entrando em contato com a nossa equipe.