O Todo Talks é um evento idealizado e realizado pela Todo em parceria com InComm, Zift Card e Incentivale com a finalidade de reunir varejistas do Brasil para discutir as principais tendências do mercado.
No dia 19 de março de 2025, o restaurante Pobre Juan, em Vila Olímpia, São Paulo foi cenário do primeiro Todo Talks do ano, um evento exclusivo que reuniu aproximadamente 60 participantes, incluindo clientes, parceiros e prospects do ecossistema de cartões-presente.
Relações fortalecidas: o varejo e o mercado de cartões-presente
O principal objetivo da noite foi estreitar o relacionamento com os clientes e alavancar negócios. O universo intimista do jantar proporcionou um ambiente ideal para networking, troca de ideias e alinhamento entre os participantes.
Um dos destaques foi a palestra de Tiago Mello, CEO do Banco Mercantil Marketplace. Tiago é um profissional reconhecido por sua paixão pelo varejo, liderança e transformação digital.
Tiago Mello trouxe uma reflexão forte sobre como a transformação do consumo está diretamente ligada à evolução das tecnologias e às mudanças geracionais.
De fato, segundo ele e diante de todo o contexto atual, a digitalização do varejo não é só mais uma tendência, é o que temos de mais real. Ele pontuou sobre como a transição da Web 2.0, voltada para as redes sociais, para a Web 3.0, motivada por blockchain e inteligência artificial, está mudando o jeito com o qual os consumidores interagem com as marcas.
A inteligência artificial generativa, segundo ele, é um motor de reinvenção do comércio eletrônico, permitindo que marcas criem experiências personalizadas e preditivas, antecipando desejos e necessidades antes mesmo do consumidor expressá-los.
Tiago também fomentou o diálogo sobre Unified Commerce, que vai além do omnichannel, surgindo como a solução para proporcionar jornadas fluidas e integradas, onde o cliente transita entre o digital e o físico sem barreiras, criando novas oportunidades para conversão e fidelização.
Ele abordou também a ascensão do social commerce como um dos principais impulsionadores do varejo moderno, especialmente entre as gerações Z e Millennial. Tiago trouxe dados que demonstram como plataformas como TikTok já se consolidaram como canais diretos de venda, com marcas atingindo milhões em faturamento por meio de transmissões ao vivo e estratégias baseadas em influência digital.
E sim: marcas que compreendem essa nova dinâmica já estão transformando dados em experiências preditivas, criando interações mais naturais e entregando recomendações hiper personalizadas.
Sephora e Pacsun, por exemplo, estão liderando essa nova onda, utilizando transmissões ao vivo para vender em escala e criar uma conexão emocional com o público.
Apesar disso, ele reforçou que a expansão dos canais de venda não basta. É necessário unificar esses canais, para que a experiência do consumidor seja sempre consistente e intuitiva em todos os pontos de contato.
Para Tiago, o futuro do varejo está justamente na combinação de tecnologia, personalização e experiência sensorial, onde cada metro quadrado de loja deve ser encarado como um espaço estratégico e oportuno para contar histórias e criar conexões emocionais, transformando o ato da compra em um momento memorável. O ponto central não é apenas vender mais, mas vender melhor.
Ele citou exemplos como a Crate & Barrel, que criou um ambiente digital imersivo para replicar a experiência de sua flagship em Nova York, e a Starbucks, que vem implementando um conceito de lojas cada vez mais voltadas para engajamento e comunidade.
Para Tiago, o varejo que vai prosperar não é aquele que só segue tendências, mas o que entende a tecnologia como um meio para criar narrativas autênticas e experiências únicas.
Tiago trouxe também a discussão sobre o impacto das “Big 6” chinesas no Brasil, que será um dos poucos países do mundo com todas as grandes plataformas chinesas competindo simultaneamente no varejo digital. Isso muda o jogo para empresas locais, que precisarão inovar para manter a relevância.
A voz da Todo
A noite também contou com uma palestra de João Espíndola, General Manager da Todo e Maurens Rosa, Head de Growth, que apresentaram dados inéditos sobre a empresa e o mercado de cartões-presente no Brasil.
Claudia Marques, Product Owner da Riachuelo, afirmou: “O evento foi lindo! Impecável, parabéns!”.
João Espíndola, CEO da Todo, destacou:
“O Todo Talks cresce e se fortalece a cada edição. É inspirador reunir grandes nomes do varejo e parceiros em uma noite de trocas valiosas, onde discutimos o futuro do setor, exploramos insights e nos conectamos por meio do que mais nos motiva: o universo dos cartões-presente e o ato de presentear. Para nós, da Todo, esse é o nosso propósito, nossa essência e aquilo em que dedicamos nosso trabalho todos os dias.”
O Todo Talks já se tornou um evento consolidado, e essa edição destacou o fortalecimento do ecossistema de cartões-presente no Brasil. A iniciativa da Todo, juntamente com InComm, Zift Card e Incentivale, proporcionou um espaço importantíssimo para a troca de conhecimentos e fortalecimento de parcerias.
Que venham os próximos!