O cenário para o varejo em 2025: perspectivas gerais e a força do cartão-presente

O comércio e varejo brasileiro registrou crescimento entre 5,5% e 8% em 2024, segundo projeções da CNC (Confederação Nacional do Comércio) e Fecomercio/SP.

Para 2025, de acordo com a CNC, a expectativa é de desaceleração, com um crescimento de 1,7% a 2%, considerando o contexto econômico. Diante disso, é necessário que os varejistas tenham estratégias para conseguirem oportunizar datas, alavancar vendas e gerar resultados mesmo diante dos desafios.

Dentre as principais tendências para o setor, destacam-se a regulação de privacidade, onde os varejistas terão que equilibrar a coleta de dados com a proteção da privacidade do consumidor.

A inteligência artificial continuará sendo uma ferramenta importante para inovação, mas com desafios na integração e preocupações com a privacidade.

O omnichannel e a unificação do processo de compra estará ainda mais forte, ressaltando a integração de lojas físicas e virtuais por meio de tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada, metaverso e web 3.0.

As mídias sociais se tornarão e se solidificarão como verdadeiros centros de compras, exigindo que os varejistas se adaptem rapidamente. O consumidor quer, cada dia mais, comprar com poucos cliques.

Não à toa, a personalização da experiência do cliente seguirá sendo essencial, utilizando dados para criar ofertas mais específicas e personalizadas. E claro: a transparência e a segurança serão fundamentais para manter a confiança do consumidor, com foco em processos claros e seguros.

No que diz respeito aos cartões-presente, a pesquisa Global Gift Cards Market prevê que o mercado global de cartões-presente cresça até US$ 4.399,08 bilhões em 2032, e é fato: o cartão-presente pode resultar em um crescimento adicional de 1% até 3% no faturamento dos varejistas.

 

Como as datas comemorativas podem ter os cartões-presente como protagonistas?

Antes de explicar o “como”, é preciso ressaltar o “porquê”. Afinal, no ano passado, os números dos cartões-presente nas datas comemorativas foram excelentes, tanto no B2C, quanto no cenário corporativo.

Panorama 2024 – cartões-presente

Páscoa

  1. Crescimento de 18% em volume de vendas.
  2. B2B liderou com 60% das vendas, crescendo 26%.
  3. E-commerce cresceu 18% e Lojas Físicas 6%.

Dia das Mães

  1. Crescimento de 5% no volume total de vendas.
  2. Cartões-presente vendidos aumentaram 22%.
  3. B2B cresceu 15%, reforçando sua liderança com 60% das vendas.

Dia dos Pais

  1. Crescimento de 24% no volume de vendas.
  2. Destaques por canal: B2B (+35%), Ecommerce (+41%), Lojas Físicas (+4%).

Dia dos Namorados

  1. Crescimento de 13% no volume de vendas.
  2. B2B cresceu 30%, reafirmando sua força no mercado.

Black Friday

  1. Crescimento geral de 72,51%.
  2. Destaque para B2B, com aumento de 102,92%.

 

Sim, com o cartão-presente, o contato com a marca em questão é muito maior e natural. Seja no e-commerce ou na loja física, o presenteado com um cartão conhece os produtos, as possibilidades e estabelece uma conexão com a marca mais duradoura e eficiente, já que está ali para escolher o que lhe agrada. E isso vale para os mais diferentes mercados – moda, games, gastronomia, decoração etc.

As datas comemorativas são momentos presenteáveis, sinônimos de lojas cheias e mercado aquecido com consumidores à procura dos produtos ideais. São fundamentais para o varejo, pois trazem todos os picos de demanda das sazonalidades (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e afins). Por isso, os cartões-presente oferecem a flexibilidade que outros tipos de presentes não têm, pois os cartões não estão vinculados a uma única época ou evento.

Os benefícios para os varejistas são evidentes: o cartão-presente representa a chance de chegar a mais consumidores, de ampliar a divulgação de suas marcas, de eliminar as famosas filas de troca e de gerar mais receita com o upsell.

Os cartões-presente permitem também as vendas antecipadas, viabilizando que os varejistas tenham acesso a fundos antes da entrega dos produtos ou serviços. Além disso, os cartões-presente representam a construção de relacionamentos duradouros com os clientes, proporcionando uma experiência positiva nas datas comemorativas e durante todo o ano.

Para as empresas, a lógica não é diferente. O cartão-presente é uma excelente ferramenta para incentivar clientes, colaboradores e parceiros. Ele pode ser usado em programas de recompensa, incentivos e como premiações nas várias ações de endomarketing e metas que normalmente ocorrem durante o ano no cenário corporativo.

O e-commerce de vendas corporativas da Todo atende mais de 70 grandes varejistas no Brasil e tem mudado a trajetória de empresas que querem oferecer as mais práticas, flexíveis e vantajosas oportunidades ao consumidor! Quer saber sobre como fazer a implementação da nossa solução de cartões-presente em 2025? Clique aqui e solicite contato dos nossos especialistas.

 

Picture of João Espindola

João Espindola

Founder e General Manager da Todo, retailtech brasileira de cartões-presente e pagamentos.

Veja também