O mês mais esperado pelo varejo está chegando. Dezembro, como um todo, representa mais pessoas dentro das lojas físicas e on-line, mais consumidores na busca pelos presentes que darão em seus diversos contextos sociais.
É no Natal que acontecem as reuniões e ceias familiares, as brincadeiras de amigo-secreto, as confraternizações de empresas. É nessa data que as pessoas se dedicam a surpreender e agradar umas às outras.
E é aí que entram os cartões-presente: tanto os varejistas, quanto os consumidores, se beneficiam – e muito – dessa solução!
Vantagens para os varejistas:
- A compra de cartões-presente garante que o varejista receba o pagamento antes da entrega do produto ou serviço, o que melhora o fluxo de caixa.
- Consumidores frequentemente gastam além do valor do cartão-presente, gerando receita extra para o varejista, o chamado UPSELL, de em média, 40%.
- Como o presenteado escolhe o que deseja, as devoluções e trocas são significativamente reduzidas. As famosas “filas de Natal” são eliminadas.
- Os cartões-presente ajudam a balancear as vendas em diferentes categorias de produtos, melhorando a gestão de estoque.
- A oferta de cartões-presente atrai novos clientes que podem, em futuras compras, se tornar consumidores fiéis à marca em questão.
Para que os cartões-presente performem no Natal, é fundamental que as marcas adotem campanhas de marketing direcionadas, utilizando estratégias como a “carga extra” (compre um cartão de R$100 e receba R$120 de saldo, por exemplo).
As marcas devem aprimorar a comunicação sobre os cartões-presente, tanto no ambiente on-line, quanto em pontos de venda físicos. Campanhas em mídias sociais, parcerias estratégicas e displays mais atraentes e bem posicionados nas lojas físicas, equipe de atendimento treinada sobre o produto: esses são pilares importantíssimos para que o cartão-presente gere resultados no Natal e em outros momentos.
As expectativas para 2024
Em 2023, as vendas de cartões-presente apresentaram crescimento considerável em relação ao ano anterior. Mas o grande destaque para a performance dos cartões-presente, sem dúvidas, foi o segmento B2B, que teve um crescimento de 42% nas vendas em relação ao Natal de 2022. Sobretudo em uma época como o final de ano, na qual empresas precisam presentear em grande volume os seus colaboradores e parceiros, os cartões-presente têm sido escolhidos como uma estratégia prática e que se adequa ao orçamento.
Sem dúvidas, as marcas que adotam uma abordagem criativa são as que mais se destacam nas vendas de cartões-presente, pois reforçam a praticidade, a flexibilidade e os benefícios de se presentear com o gift card.
No Natal de 2023, algumas marcas apresentaram resultados excepcionais:
- Zift Card teve um crescimento de 5.410%.
- Petlove viu um aumento de 2.255%.
- Coco Bambu cresceu 2.195%.
- Bacio di Latte registrou uma alta de 1.184%.
- Loungerie obteve um crescimento de 787%.
Entre as marcas mais vendidas do ano passado, destacam-se Riachuelo, Centauro, Outback, Nike e Zift Card.
Para dezembro deste ano, considerando a análise do cenário, as expectativas são altas, com projeção de crescimento de 67% nas vendas de cartões-presente em comparação com o mesmo período de 2023.
Por que tamanho crescimento projetado? Bom, a recuperação do varejo, a busca por praticidade e a crescente popularidade dos cartões-presente são grandes explicações para tal.
Somente no primeiro semestre de 2024, as vendas de cartões-presente cresceram 16% em relação ao ano anterior.
A estimativa é de que cerca de 290 mil cartões sejam vendidos durante a temporada natalina de 2024, com a expectativa de que o segmento B2B represente ao menos 33% desse total, o que reforça a relevância desse nicho para o mercado.
Aguardemos o Natal e, com ele, todas as vantagens que os cartões-presente oferecem para a data!
Quer saber mais sobre a solução de cartões-presente da Todo para o varejo e sobre como nós temos caminhado ao lado de mais de 70 grandes varejistas brasileiros? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.