No mundo dos produtos digitais, inovar constantemente não é uma opção, é necessidade. E a Todo entende que a inovação não pode ser feita de qualquer maneira. É preciso ter estrutura, método e dados para garantir que cada nova ideia ou melhoria na solução de cartões-presente seja realmente relevante e traga resultados. E é aqui que entra o processo de Discovery.
O que é Discovery?
O processo de Discovery é a primeira fase fundamental no desenvolvimento de novos produtos ou melhorias significativas em produtos existentes. É a base de todo o produto, com a constante identificação e validação de oportunidades de crescimento e inovação, sempre com o foco no impacto positivo para o cliente e para o negócio.
Não é apenas sobre ter boas ideias; trata-se de descobrir, validar e refinar essas ideias de maneira estruturada, para garantir que se transformem em soluções eficazes e viáveis a todos os envolvidos, da coleta de dados à prototipação.
Como funciona o Discovery na Todo?
O processo de Discovery é dividido em duas fases principais:
Discovery I – Conhecer, diagnosticar e entender determinado projeto:
Nessa fase inicial, o principal objetivo é compreender profundamente a demanda ou oportunidade de melhoria. Isso começa com a análise dos dados já existentes, como feedbacks dos clientes e de outras áreas da empresa, dados de uso das plataformas e outras métricas relevantes.
São utilizadas ferramentas como Lucid para documentar o escopo e alinhar o projeto, Hotjar para coletar dados de uso e comportamento dos usuários, Basecamp para centralizar a documentação e comunicação, e Microsoft Teams para facilitar entrevistas e discussões internas.
Com essas ferramentas, são analisadas oportunidades e riscos, e realizadas pesquisas e entrevistas com usuários para entender como os problemas impactam sua rotina e quais são as principais dificuldades a serem resolvidas.
Exemplo do canvas de projeto utilizado no início de um Discovery:
Discovery II – Desenvolvimento:
Após entender a demanda e a viabilidade do projeto, é hora de começar a desenvolver a solução. Nessa fase, o time de Tech da Todo entra em cena, colaborando com o time de Produto para garantir que as soluções propostas sejam tecnicamente viáveis.
O time começa a discutir as possíveis soluções e a refinar as ideias iniciais. São feitas diversas dinâmicas de brainstorming para encontrar as melhores alternativas.
A primeira versão da solução é criada de forma simples, geralmente com esboços ou wireframes, para começar a visualizar o fluxo da jornada do usuário. O protótipo é validado internamente e, posteriormente, com os usuários. Testes rápidos são realizados para validar se a solução proposta atende às necessidades identificadas.
Com base nos ajustes feitos, o protótipo é refinado, e começa-se a criar uma versão mais fiel à solução final. Testes de usabilidade também são realizados com os usuários para garantir que a solução seja fácil de usar e atenda aos objetivos definidos.
Exemplo de resultados coletados de um teste de usabilidade:
Quando a solução está validada, o time de Produto passa a responsabilidade para o Product Manager para dar continuidade à próxima etapa, que é o shaping, onde a solução será mais detalhada e desenvolvida.
Nessa fase, o Figma costuma ser usado para criar protótipos e validar os fluxos de usabilidade, o Useberry para realizar testes de usabilidade nos protótipos interativos, e o Lucid para documentar e compartilhar visualmente as ideias.
O gerenciamento de riscos no processo de Discovery da Todo
É preciso garantir que a oportunidade identificada seja relevante para o negócio. Para isso, são realizados benchmarks e reuniões com diferentes áreas da empresa para avaliar o impacto no longo prazo.
O time de Tech faz uma análise profunda para garantir que a solução seja tecnicamente viável, com a realização de Provas de Conceito (POCs) e discussões sobre as tecnologias necessárias para construir a solução.
E é sempre válido ressaltar: a Todo realiza testes de usabilidade em várias etapas do processo para validar se a solução é intuitiva e se atende às expectativas dos usuários.
Em resumo, o processo de Discovery da Todo é um exemplo claro de como a inovação pode ser conduzida de maneira estruturada, viável e orientada por dados, feedbacks de clientes, colaboração entre equipes e testes constantes.
É dessa forma fiel que a Todo garante que cada novo produto, projeto ou novidade dentro da solução macro de cartões-presente represente, sempre, a melhoria contínua nos produtos e no atendimento às necessidades dos varejistas e clientes finais.
Exemplo prático: o Zift Card
O Zift Card é o cartão-presente multimarca lançado pela Todo em 2022. Ele passou por todo o processo de discovery antes de chegar ao seu lançamento.
Abaixo, tem-se um exemplo de etapa inicial para a criação do site do Zift: o benchmark com referências, ideias e estruturação primária.
Com organização, tecnologia, inovação e integração, o Discovery é um dos pilares internos da Todo. Não à toa, são mais de 70 varejistas parceiros da solução. É um país inteiro imerso no ato de presentear, e, do lado dentro, muitos times trabalhando para que esse ato seja cada dia mais cheio de inovação.