O cartão-presente é mais do que um canal de vendas. Ele não é só um “adendo” no portfólio do varejista. O cartão-presente é um produto, e precisa ser divulgado, priorizado e valorizado aos olhos do consumidor para performar da melhor maneira.
Para isso, estratégias podem – e devem – ser realizadas desde o momento da implantação da solução. Os varejistas parceiros da Todo, por exemplo, contam com o apoio do nosso time de Customer Success em várias frentes, incluindo a implementação, campanhas de marketing, datas comemorativas e treinamento de equipes. Esse apoio abrangente (360 graus) visa alavancar os resultados dos cartões-presente.
O time é inteiramente responsável por cocriar planos de ação e conduzir junto com o varejista essa jornada com os cartões-presente, sempre com o intuito de ampliar as vendas e posicionar estrategicamente o produto.
E quais são as etapas e elementos para que o cartão-presente seja um sucesso?
Para implementar uma plataforma de cartões-presente, contar com uma empresa especializada é o primeiro passo. Um cartão-presente é uma solução financeira e administrativa que impacta todo o processo logístico, contábil e de comunicação de uma empresa. As questões técnicas e a necessidade de integração omnicanal são desafios que apenas uma empresa especialista em tecnologia de cartões-presente pode direcionar e solucionar.
A experiência do usuário no e-commerce de cartões-presente deve ser otimizada para evitar o abandono de carrinhos de compra. Isso inclui páginas intuitivas, textos claros e botões estratégicos.
Após a implementação, é preciso lançar o produto com uma comunicação estratégica, utilizando mídias sociais, e-mail marketing, site, pontos de venda, entre outros. Cada canal deve ter uma linguagem coerente e uma divulgação planejada.
Nos pontos de venda, a comunicação visual deve ser atrativa, envolvente e marcante para que o cartão-presente esteja em evidência. O time de loja deve ser treinado para oferecer e esclarecer dúvidas sobre os cartões-presente, e a exposição dos cartões deve ser visível, como próxima às filas de caixa. Além disso, campanhas de incentivo devem ser feitas para motivar as equipes a atingir metas de venda, utilizando os cartões-presente para tal.
Ao implementar os cartões-presente, segundo o time de Customer Success da Todo, um cronograma de lançamento de três meses é o ideal. A comunicação intensa sobre o produto no primeiro mês deve ser seguida de uma frequência reduzida, mas ainda diversificada, nos meses seguintes. Manter uma periodicidade de conteúdos sobre o cartão-presente nos canais digitais escolhidos e realizar campanhas de marketing de influência ajuda a manter o produto em evidência sempre, objetivando a conversão e o alcance do público.
Campanhas promocionais como aquelas ligadas às datas sazonais (Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Natal etc.) podem ser feitas com a estratégia de carga extra (compre um cartão-presente de R$100 e ganhe R$130 de saldo), por exemplo, a fim de fazer com que mais pessoas vivam a experiência do produto.
Em resumo, o time de Customer Success da Todo destaca alguns pontos de atenção essenciais para que os cartões-presente tenham boa performance desde o começo:
Loja
- Displays bem-posicionados, isto é, em um local com boa circulação de pessoas; Displays sempre bem abastecidos e com diversidade de artes;
- Equipes de loja bem treinadas;
- Sinalização de loja – provadores e perfumarias são bons lugares, por exemplo.
- Todos os envolvidos (clientes, colaboradores das lojas e parceiros) precisam saber de forma clara os benefícios dos cartões-presente.
- Acertar no presente;
Digital
- Página Intermediária (landing page) – afinal, trata-se da página de decisão de compra. Essa página deve conter:
- Informações para o comprador e para o presenteado;
- Instruções de compra;
- Instruções de uso: lojas participantes/canais;
- Validade;
- Links de consulta saldo;
- Fácil acesso ao SAC;
- Link para o canal de vendas para empresas.
- Botão no cabeçalho – contemplando sempre mobile e desktop;
- Banner fixo;
- Comunicações em diferentes canais – e-mail marketing, mídias sociais e mídia paga.
B2B
Envio de material institucional para a Todo – assim é possível apresentar a marca para diferentes parceiros, destacando características importantes e pontos fortes;
Envio de criativos atualizados que poderão ser desdobrados em comunicações no ambiente B2B (plataforma B2B da Todo, parceiros corporativos, Incentivale etc.).
Além disso, é necessário um acompanhamento constante dos cartões-presente. É preciso estar sempre com novas campanhas, novas estratégias, mensuração de resultados, mudanças, personalizações e adaptações. Em todos os processos, o time de CS da Todo está ao lado das marcas parceiras, a fim que de que a experiência dos cartões-presente seja extremamente benéfica aos varejistas e ao consumidor final.
Quer saber mais sobre como a Todo opera os cartões-presente de mais de 70 varejistas brasileiros? Clique aqui e solicite contato do nosso time de especialistas.