O Grupo CRM é uma empresa brasileira que se destaca no mercado de chocolates finos, sendo responsável pelas marcas Kopenhagen e Brasil Cacau. Fundada em 1928, a Kopenhagen é reconhecida por sua tradição artesanal e produtos premium, como trufas, bombons, panettones, ovos de páscoa, sobremesas, tabletes de chocolate, entre outros. A Brasil Cacau, fundada pelo grupo em 2009, oferece uma proposta com chocolates de qualidade a preços competitivos e uma estratégia de expansão que a tornou presente em diversos pontos de venda pelo Brasil.
O encontro das marcas com a Todo foi em 2022. Segundo Cibele de Castro, Coordenadora de E-commerce e Marketplace do Grupo CRM, eles buscavam uma solução que pudesse atender os clientes em uma jornada presenteável completa, simplificada e eficiente.
A questão da “jornada presenteável” vai de encontro com o propósito de ambas as marcas, afinal, chocolate é presente, suas derivações são presentes, e Brasil Cacau e Kopenhagen são sinônimos disso.
Chocolate significa demonstração de carinho, agradecimento, reconhecimento e agrado. É um presente coringa, que pode ser dado tanto para pessoas cujo laço é de intimidade, quanto para colegas, clientes e parceiros. É universal! É cordial! Portanto, dentro da estratégia, o cartão-presente chegou como um facilitador dessa jornada.
“A gente entende que faz parte da nossa própria estratégia de crescimento a entrega dessa jornada para o nosso cliente. A venda de cartões-presente fez e faz parte dessa construção, é complementar.”, frisou Cibele.
Cartões-presente Kopenhagen, Brasil Cacau e a solução da Todo
Fernando Guglielmetti, Diretor Executivo de Estratégia Digital das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, afirma que para implementar a solução de cartões-presente, foram procuradas as empresas mais sólidas do mercado, e assim encontraram a Todo.
“Somos uma das marcas mais presenteáveis do mercado e percebemos que havia uma grande oportunidade em oferecer o cartão-presente para os clientes”, afirmou Fernando.
A Todo iniciou então o processo de implementação do cartão-presente Kopenhagen e da Brasil Cacau. Foi criado um site para cada cartão-presente, com todas as informações sobre o produto, como comprar e resgatar etc. Tudo de uma forma prática, intuitiva e que realmente facilita o processo para quem adquire ou recebe um cartão-presente Kopenhagen/Brasil Cacau.
Além disso, assim como as outras marcas do portfólio da Todo, o cartão-presente Kopenhagen e o cartão-presente Brasil Cacau também foram incluídos na plataforma de cartões-presente exclusiva para compras corporativas da Todo e dentro dos e-commerces e aplicativos dos diversos parceiros que revendem os cartões-presente. São vários os pontos de contato com o público B2C e B2B.
Sem dúvida, o cartão-presente de ambas as marcas permite um alcance expressivo, já que com ele é possível presentear de qualquer lugar para qualquer lugar. O cartão, adquirido pelo site, deve ser resgatado no e-commerce e os produtos escolhidos podem ser retirados nas lojas franqueadas, ou são recebidos em casa no mesmo dia. Em resumo, no site, cliente é quem opta por receber os produtos em casa, ou retirar na loja mais próxima.
Conforme explicado pela Cibele, o gift card é usado no site como um método de pagamento. Quem vai resgatar o gift card, pode escolher pagar 100% com o saldo do cartão, ou complementar com cartão de crédito, pix ou débito, caso o valor dos produtos escolhidos seja superior ao disponível no cartão. Inclusive, nesse caso, temos o chamado “upsell” (quando o cliente acaba gastando mais do que o valor do cartão), fator sempre tão vantajoso ao faturamento das marcas.
“Hoje eu tenho uma rede de franqueados que entrega muitos produtos que são frutos de resgate de cartões-presente. É mais que um produto, sabe? É um meio de pagamento. Então hoje todos têm um entendimento grande sobre os benefícios do gift card, e sobre os resultados com o trabalho em outras frentes também, como awareness, utilizando os próprios canais da Todo (parceiros, vendas corporativas etc.)”, relatou Cibele.
Hoje a estratégia de crescimento do grupo CRM é baseada no fortalecimento do franqueado, pois toda a expansão ocorre por meio das franquias. Então quando o resgate acontece, quando as vendas acontecem e são provenientes dos cartões-presente, os franqueados da Kopenhagen e Brasil Cacau veem os benefícios nítidos.
Campanhas e estratégias
Em uma estratégia que combina expansão de marca e relacionamento com o cliente, a Brasil Cacau lançou uma campanha junto à Samsung. Funcionou da seguinte forma: quem faz parte da comunidade Samsung Members, podia resgatar por tempo determinado um cartão- presente de R$15 da Brasil Cacau como brinde! Foram feitos muitos resgates que resultaram em maior movimento para as lojas Brasil Cacau, e muitas compras foram realizadas acima dos R$15 disponibilizados. O ticket médio foi muito acima do esperado!
No Natal de 2023, inclusive, foi intensificado todo esse trabalho no cenário B2B, com muitos materiais de divulgação sobre o cartão-presente e estratégias de comunicação que colocam o produto como uma solução.
“O cartão presente é um produto novo para Kopenhagen e a marca está sabendo aproveitar muito bem as datas sazonais, aumentando ainda mais a visibilidade do cartão presente no site e redes sociais, assim como explorando o público B2B, então estamos num crescimento muito bacana!” afirmou Julia Freitas, Analista de Customer Success da Todo.
“Quem você gosta merece um #MomentoKOP”, contextualizando que os colaboradores merecem Kopenhagen e o cartão-presente é o facilitador disso, e “Procurando um presente de final de ano especial para os seus colaboradores? Cartão-presente Brasil Cacau” são exemplos de campanha.
Durante o mês de dezembro de 2023, houve uma divulgação muito forte dentro do cenário B2B, sobretudo por conta dos panettones e produtos de Natal de um modo geral.
Considerando o mês de dezembro de 2023, a Kopenhagen foi uma das marcas parceiras da Todo com maior venda de cartões-presente, considerando os canais de venda para o público final e a plataforma de vendas corporativas da Todo, tendo um crescimento de 138,91% em relação ao mesmo período do ano passado.
Natal é sinônimo de presentear, e entregar aos colaboradores a oportunidade de receber um produto Kopenhagen ou Brasil Cacau por meio dos cartões-presente é muito prático e efetivo às empresas.
Com os cartões-presente, os responsáveis dentro das empresas não precisam ter a preocupação de comprar dezenas de panettones e distribuir, algo que fica ainda mais difícil quando falamos de equipes remotas e que moram em outros estados. O cartão-presente simplifica e descomplica esse processo.
“Tivemos um trabalho de divulgação muito forte do Grupo CRM em dezembro/2023, falamos muito com os parceiros sobre a marca e o próprio Grupo CRM nos mandou banners para divulgação nesses parceiros que revendem o portfólio da Todo. Kopenhagen e Brasil Cacau tiveram destaque em muitos ambientes digitais”, afirmou Eduardo Mamede, Executivo de Customer Success da Todo.
Expansão
Uma das grandes vantagens do cartão-presente Kopenhagen e Brasil Cacau é a liberdade territorial. “Você consegue presentear uma pessoa em qualquer lugar do Brasil, e isso vai ao encontro à nossa estratégia de expansão. A omnicanalidade do Grupo CRM transcende o limite do presente físico. O presenteado é o protagonista nessa jornada, pois é ele que escolhe se quer receber os produtos resgatados em casa ou retirar na loja, pois praticamente 100% de nossas lojas são plugadas no e-commerce, o que beneficia também nosso franqueado nessa operação”, ressaltou Cibele.
Essa é uma estratégia que beneficia todos os envolvidos: as marcas, os clientes e os franqueados. E no caso do cliente, se não há nenhuma loja por perto para resgatar os produtos, ele os recebe em casa no mesmo dia. É um processo em 360 graus, sem barreiras.
Não à toa, os cartões-presente Kopenhagen e Brasil Cacau representam hoje de 5 a 10% do faturamento da venda digital de ambas as marcas, com picos muito relevantes nas datas comemorativas sazonais.
Apesar dos cartões-presente serem produtos recentes dessas marcas, a priorização dada ao produto é evidente. São banners nos sites, com linguagem clara e adaptada ao público. São
mini banners dedicados ao gift card em todas as plataformas das marcas. São pontos de comunicação evidentes e benéficos ao consumidor.
“Hoje o consumidor tem buscado por esse tipo de presente, principalmente no ambiente corporativo, e incluo aqui também as micro e pequenas empresas. Esse é um nicho muito importante. São empresas que muitas vezes não têm estrutura logística para presentear seus colaboradores, principalmente os que estão distantes. Com o gift card, é possível presentear essas pessoas com o peso de Kopenhagen, com o peso de Brasil Cacau. Isso é fantástico”, afirmou Cibele.
As datas sazonais grandes (Natal, Páscoa, Dia das Mães, dentre outras) são o foco, mas datas “menores” como Dia da Mulher, Dia dos Professores, Dia do Médico, também têm sido muito consideradas. Portanto, foi estabelecido um trabalho em conjunto com o time de mídias sociais do Grupo CRM e com o time da Todo para contextualizar os cartões-presente a essas datas, produzindo conteúdos específicos e nichados.
São escolas presenteando seus professores com cartões-presente. Hospitais e laboratórios presenteando médicos. Empresas presenteando mulheres. E assim por diante. Sem preocupação com fretes, logística de distribuição, transporte, embalagens e demais processos ligados a presentes tradicionais e físicos.
Além disso, a agilidade do cartão-presente é sempre destacada. O envio é por e-mail, com poucos cliques. Então mesmo para presentes de última hora, ele é a resposta.
“Nesse sentido, o trabalho da Todo Cartões no disparo de e-mails marketing e contato com parceiros corporativos tem sido fundamental para reforçar as estratégias de gift card do grupo CRM”, destacou Cibele.
Ela relatou também que o conhecimento de mercado da Todo é muito positivo para a solidez da operação: “nós temos assistência e relacionamento com a Todo de uma forma próxima e parceira. Temos resposta rápida, ajuda com pedidos específicos do corporativo, agilidade, e, sobretudo, SEGURANÇA em todos os pilares.”.
O futuro do cartão-presente Kopenhagen e Brasil Cacau
Para o futuro, o foco é solidificar ainda mais essa jornada presenteável com o cartão-presente das marcas. “Estamos com um plano ainda mais ousado para o Natal de 2024, por exemplo. Além das ações de destaque e banner com os parceiros, vamos comprar espaço de mídia e ação de carga extra”, afirmou Eduardo Mamede, da Todo.
Cibele conta que o cartão-presente físico Kopenhagen já pode ser encontrado em duas lojas, e a ideia é expandir para todo o Brasil, ampliando as possibilidades do presente para quem gosta de entregar o cartão pessoalmente, por exemplo.
O fato é que o literal “Momento Kopenhagen” ou as delícias da Brasil Cacau podem ser entregues por meio do cartão-presente de uma forma ainda mais livre, democrática, versátil e conexa.
Seja no mercado B2B ou B2C, seja nas relações próximas ou amenas, seja na mesma cidade ou do outro lado do país: o cartão-presente Kopenhagen e o cartão-presente Brasil Cacau são as pontes entre o prazer dos chocolates e a facilidade de proporcionar toda essa magnífica experiência.