Inseridos no contexto do mercado varejista, estamos sempre em busca do que há de mais atual, moderno e real no varejo. Não à toa, o time da Todo está constantemente presente nos principais eventos do nicho, como NRF, VTEX Day, dentre outros.
Dito isso, é essencial analisar as tendências atuais e o futuro do varejo, considerando as tantas facetas que moldam o nosso setor. Vamos a elas?
OMNICHANNEL
Na verdade, o omnichannel não é mais uma tendência. É a realidade. A integração entre os canais físicos e digitais não é apenas desejável, mas indispensável para atender às expectativas dos consumidores. O omnichannel atual vai de encontro também com novas e inovadoras experiências criadas em lojas físicas, como QR codes e espelhos interativos, proporcionando jornadas de compra imersivas e personalizadas.
O fato é que o mundo é cada vez mais HÍBRIDO em todos os sentidos, e nas experiências de compra, isso não é diferente, com a mistura de diferentes canais e abordagens. A abordagem omnichannel não é apenas uma vantagem, como uma necessidade para as marcas que desejam estar sempre atualizadas e próximas do consumidor.
Por isso que a solução de cartões-presente da Todo vai ao encontro ao omnichannel da forma mais literal possível. O consumidor atual quer presentear alguém que está distante, mas deseja que esse presente possa ser resgatado da forma que o destinatário preferir.
O caráter omnichannel dos cartões-presente permite que os varejistas forneçam uma experiência de compra consistente em todos os canais, viabilizando que os consumidores alternem entre diferentes dispositivos e plataformas sem interrupções ou dificuldades.
Os clientes podem adquirir cartões-presente em qualquer lugar, a qualquer hora e com o método de pagamento que preferirem. O cliente é o protagonista do processo. E essa liberdade de escolha proporcionada pelos cartões-presente é ampliada ainda mais com o Zift – o cartão-presente multimarca, outra solução da Todo.
ZIFT CARD
Segundo a pesquisa “The growing gift card market size (2022-2027)”, os cartões-presente multimarca dominarão a indústria até 2026, afinal, o consumidor quer sempre poder escolher de forma ainda mais dinâmica.
É por isso que o Zift Card surge como uma solução que aumenta a facilidade de presentear. Ele MULTIPLICA a experiência do cartão-presente e torna tudo ainda mais incrível.
O Zift Card é o cartão-presente multimarca pioneiro no mercado brasileiro. Ele pode ser adquirido pelo site ou de forma física, em mais de 1200 pontos espalhados pelo Brasil.
Com abrangência de diversas marcas em um só cartão, com o objetivo de oferecer zilhões de possibilidades aos consumidores em diversos contextos e situações (aniversários, premiações corporativas, reconhecimento de alguém querido, felicitações de fim de ano e tantas outras). É o omnichannel em sua essência, é a experiência de comprar onde quiser e resgatar onde quiser, sem limitações.
Seguindo as tendências, já são mais de 30 marcas para resgate e, em breve, o Zift Card estará disponível para venda em mais lojas de grandes redes varejistas em 2024, com o constante investimento em comunicação para que mais pessoas conheçam essa solução, tenham praticidade ao presentear e desfrutem de liberdade para escolher.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: AQUI E AGORA!
É fato: a I.A. está presente no varejo em muitos contextos, tais como a criação de ambientes de conversas personalizadas, proporcionando atendimentos mais fluidos e melhora dos e-commerces para jornadas de compras mais intuitivas.
A implementação de chatbots e assistentes virtuais baseados em I.A. melhora a qualidade do atendimento ao cliente, e a detecção de padrões suspeitos pela I.A. ajuda na prevenção de fraudes, sobretudo no varejo on-line.
A personalização que a I.A. viabiliza é uma ferramenta poderosa para melhorar a satisfação do cliente, com recomendações personalizadas, comunicações direcionadas e experiências adaptadas.
Quanto mais dados qualificados, melhores as estratégias! Um dos principais usos da I.A. no varejo é justamente a otimização da gestão de informações sobre o cliente e suas compras, salvando dados sobre os produtos que ele já comprou. Tudo isso é usado de forma estratégica para criar ações mais certeiras de marketing e branding.
Internamente, a I.A. automatiza tarefas repetitivas e demoradas, como gerenciamento de estoque, processamento de pedidos e atendimento ao cliente, melhorando a gestão do tempo dos times dos varejistas.
Dentro desse cenário tão tecnológico, há também o metaverso, que em resumo é um espaço virtual compartilhado onde as pessoas podem interagir, criar conteúdo e realizar transações econômicas.
No varejo, ele está sendo explorado como uma nova forma de comércio, oferecendo oportunidades como lojas virtuais imersivas, eventos imersivos (realidade virtual aumentada), publicidade interativa e colaboração do consumidor na criação de produtos.
SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade no varejo vai de encontro ao conceito de “economia circular”, na busca do uso mais consciente dos recursos naturais. Por isso, os varejistas estão adotando métodos sustentáveis em suas lojas físicas e repensando os processos produtivos e de venda de suas mercadorias.
É fato que o futuro da sustentabilidade no varejo está em:
- Reconhecer e recompensar os consumidores por práticas éticas e ambientalmente conscientes;
- Implementar processos de produção sustentável visando reduzir o impacto ambiental;
- Estabelecer parcerias com organizações ambientais para o desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos.
É fato que a sustentabilidade também está totalmente inerente aos cartões-presente no cenário varejista. Além de todos os fatores ligados aos cartões-presente ON-LINE dominando o mercado, a sustentabilidade é um dos pilares. Afinal, não há custos materiais ou de distribuição associados aos cartões-presente digitais. É menos plástico e menos papel no mundo.
Para os varejistas, além de priorizar e oferecer vantagens para a compra do cartão-presente 100% digital, atualizar práticas sustentáveis dentro dos programas de cartão- presente é estratégico e essencial. Isso inclui embalagens ecológicas (cartões-presente físicos) apoio a causas beneficentes e redução das emissões de carbono.
A Nike, cliente da Todo, já faz isso em sua campanha ligada à ONG SOS Amazônia, na qual parte do lucro dos cartões-presente é revertida para doação à ONG.
O compilado entre tecnologia, relacionamento e personalização
Mesmo com o avanço da inteligência artificial, da análise de dados e de todos os aspectos tecnológicos, a tecnologia sozinha não é suficiente para garantir o sucesso no varejo. Afinal, consumidores não buscam apenas transações comerciais, mas sim conexões significativas com as marcas nas quais compram. Estratégias de relacionamento, como chatbots e programas de fidelidade, desempenham um papel fundamental na construção de lealdade e engajamento.
O relacionamento com os clientes é um dos principais fatores de fidelização e de diferenciação no varejo. Os consumidores não querem apenas comprar produtos, mas sim se conectar com as marcas, se sentirem valorizados, reconhecidos e ouvidos.
Para isso, o varejo precisa investir sempre em estratégias e ferramentas que permitam conhecer melhor os clientes, entender suas necessidades, preferências e comportamentos, e oferecer um atendimento humanizado, personalizado e proativo.
O uso de programas de fidelidade, gamificação e recompensas para engajar e reter os clientes, também é essencial! Já existem diversos varejistas que possuem programas de fidelidade que oferecem pontos, benefícios, descontos e experiências exclusivas aos clientes que usam o aplicativo da marca.
Outro exemplo de combinação entre tecnologia e relacionamento são as lives commerces, tendência fortíssima! Tratam-se de vídeos em tempo real que trazem entretenimento ao vivo e compras on-line, aproveitando o poder do vídeo ao vivo para gerar desejo de compra, impulsionar as vendas e aumentar o engajamento dos clientes.
E é claro que todas essas ferramentas podem ser exploradas quando falamos de cartões-presente e suas possibilidades, posicionando-os e divulgando-os como uma solução que se encaixa aos desejos dos consumidores.
Liberdade, movimento, experiência, personalização, tecnologia, protagonismo do cliente: esses são termos que caracterizam a realidade e as tendências do varejo, e a solução da Todo de cartões-presente está totalmente inerente a esse cenário. Por isso, para conhecer com mais detalhes sobre como a Todo tem operado os cartões-presente de mais de 70 varejistas brasileiros e, literalmente, revolucionado o varejo, basta clicar aqui.