O comportamento do consumidor é sempre elucidativo no que diz respeito ao entendimento sobre um produto, uma marca ou um nicho. E, falando de cartões-presente, isso é ainda mais latente.
Dentro desse contexto e para escrever o artigo “O Futuro do Presente”, a Todo realizou uma pesquisa geral sobre o cartão-presente e as percepções do consumidor final. Nessa pesquisa, 73% dos entrevistados responderam que o principal motivo de compra ou recebimento de um cartão-presente é uma data comemorativa (aniversário, Natal etc.).
Sobre os benefícios, quase 90% dos entrevistados apontam a omnicalidade como o principal atributo, 80% a possibilidade dos múltiplos resgates e 86,4% a facilidade de uso. Um dos entrevistados destacou: “acredito que todas as minhas experiências tanto recebendo, quanto comprando Gift Cards foram ótimas. Quem utiliza o produto uma vez, dificilmente irá deixar de utilizar essa possibilidade no futuro”.
A verdade é que o comportamento do consumidor é uma oportunidade para compreender não apenas as preferências individuais, mas também as tendências de mercado e as demandas dos consumidores.
É fato que nas datas comemorativas, os cartões-presente merecem campanhas especiais, posto que representam a solução para diferentes necessidades dos consumidores (presentes de última hora, presentear quem está longe, acertar no presente, relações corporativas etc.).
A omnicalidade, a facilidade de uso e os múltiplos resgates, fatores apontados na pesquisa, também são mais que evidências sobre o papel do cartão-presente no cotidiano do consumidor hoje. É mais que um produto, é mais que um “voucher”, é mais que um canal de venda ou meio de pagamento. É tudo isso em conjunto, de uma forma simplificada, prática, benéfica e livre!
A Todo também realizou uma pesquisa sobre o Zift Card – o primeiro cartão-presente multimarca brasileiro, e 77% dos entrevistados disseram que dariam um Zift Card a uma pessoa querida, demostrando a grande aprovação do produto, que em 2023 chegou a mais de 60 mil pessoas.
Com o Zift, o consumidor utiliza o crédito como bem entender. É ele quem decide de que forma e em qual marca quer resgatar o valor. É a experiência do cartão-presente ainda mais ampliada! Nesse contexto, segundo a pesquisa “The growing gift card market size (2022-2027)”, os cartões-presente multimarca dominarão a indústria até 2026, afinal, o consumidor quer sempre poder escolher de forma ainda mais dinâmica.
Inclusive, para o Zift Card, o propósito da Todo é incluir pelo menos 30 novas marcas para resgate e disponibilizar o produto para venda em mais redes varejistas em 2024. “Vamos investir ainda mais em comunicação sobre o Zift para educarmos o mercado perante a solução.”, destacou Maurens Rosa, Project Manager do Zift, sobre o futuro do cartão-presente multimarca.
Previsões e projeções sobre os cartões-presente
De acordo com a pesquisa Global Gift Cards Market, o mercado global de cartões-presente atingiu um valor de US$ 1.128,10 bilhões em 2023. Espera-se que o mercado cresça ainda mais no período de 2024 a 2032, com a previsão de atingir US$ 4.399,08 bilhões até 2032.
A pesquisa traz ainda:
- O aumento do uso de smartphones e a prática crescente de utilizar cartões-presente no ambiente corporativo como agentes impulsionadores do crescimento global da indústria de cartões-presente.
- A InComm Payments, marca mãe da Todo, como um dos principais players do mercado mundial de cartões-presente.
- Os cartões-presente como elementos essenciais para a construção de marca/ branding.
- O upsell gerado pelos cartões-presente (aqueles que recebem cartões-presente geralmente fazem compras que excedem o valor do cartão, aumentando a taxa de retorno para os varejistas).
Dentro de todo esse cenário que destaca os cartões-presente, a Todo segue na constante atualização da tecnologia e da operação de um modo geral.
“Em 2024, pretendemos implementar controles minuciosos das vendas nas lojas, indicando em tempo real para o gerente de cartão-presente as lojas que possam estar mal abastecidas ou com quebras de estoque. Além disso, pretendemos escalar nosso trabalho de monitoria de lojas, visitando-as e colhendo informações de como o produto está exposto e oferecendo um serviço de reposição de estoque de cartão-presente ao varejista”, contou Filipe Fortes.
Em resumo, os próximos capítulos dessa grande história dos cartões-presente envolvem ainda mais amplitude, priorização e resultados. Para contar com mais detalhes sobre todos esses números, análises, métricas, pesquisas, tendências e projeções, produzimos o artigo “O Futuro do Presente” – versão 2024.
Para acessar o conteúdo completo, é só clicar aqui.