O Natal é, sem dúvida, um grande momento do cartão-presente no varejo. O mês de dezembro como um todo representa mais pessoas dentro das lojas físicas e on-line e mais procura por produtos que são estrelas em diversos contextos cujo ato de presentear é protagonista.
É no Natal que acontecem as reuniões e ceias familiares, as brincadeiras de amigo-secreto, as confraternizações de empresas. É essa data a responsável por fazer com o que as pessoas queiram agradar umas às outras.
Nesse contexto de compartilhar presentes, há também as tão famosas trocas. Afinal, nem todo mundo gosta do presente que recebeu ou consegue acertar no produto que compra para dar. O tamanho pode estar errado, a cor pode desagradar, o presente pode ser repetido. Enfim, são muitas as situações nas quais as pessoas precisam trocar os presentes depois do dia 25 de dezembro.
O fato é que as trocas são difíceis para todos os envolvidos. É aquela “dor de cabeça” que ninguém gosta. Filas e mais filas que irritam os clientes, produtos esgotados, atendentes sobrecarregados e “perdendo tempo” trocando produtos ao invés de vendê-los. Esse é um cenário prejudicial para as lojas e para os consumidores como um todo.
O cartão-presente como a solução
O cartão-presente, por outro lado, elimina completamente os problemas com trocas de produto. Afinal, quem recebe o cartão é quem escolhe o que quer ganhar. Ele vai à loja física ou on-line já com o intuito de resgatar o saldo, e muitas vezes gasta até mais do que o saldo disponível, algo extremamente benéfico ao varejista.
Em resumo, são menos filas, menos complicações ao consumidor e muito mais comodidade. Ao varejista, é a verdadeira oportunidade de trabalhar com previsibilidade, organização e conquista de clientes.
Ao varejo, sem dúvidas, essas são as principais vantagens:
- Vendas antecipadas: quando um cliente compra um cartão-presente, o dinheiro é pago antecipadamente, o que significa que a loja tem acesso a fundos antes de efetivamente fornecer qualquer mercadoria ou serviço;
- Gastos adicionais, o chamado “upsell”: os consumidores frequentemente gastam mais que o valor do cartão-presente;
- Conquista de novos públicos por meio do cartão-presente;
- Melhora da gestão de estoque, ajudando a equilibrar vendas em diferentes categorias de produtos;
- Redução de devoluções e trocas de produtos.
O cartão-presente como protagonista
Seja no Natal ou em outras datas comemorativas, são necessárias estratégias para divulgar e posicionar o produto. É fundamental que as marcas façam campanhas sobre o cartão-presente como uma ótima opção para o Natal, podendo até utilizar o chamariz da “carga extra” (compre um cartão de R$100 e tenha R$120 de saldo).
Além disso, os canais de comunicação digital da marca devem trazer publicações sobre o cartão-presente, parcerias com pessoas estratégicas que podem ampliar a divulgação, personalizações e assim por diante.
Os pontos de venda devem seguir na mesma linha, com o cartão-presente posicionado de forma estratégica, displays de divulgação e, sobretudo, com atendentes cientes sobre o produto e aptos para divulgá-lo.
Em cada uma dessas frentes, o time de Customer Success da Todo está ao lado do varejista, planejando campanhas, treinando os times, metrificando resultados.
O crescimento do cartão-presente
Dentro do recorte natalino, as vendas de cartões-presente em 2022 cresceram 28% em relação ao ano anterior, considerando as lojas físicas.
Nos e-commerces, esse crescimento foi de 109%. No que tange às projeções para dezembro de 2023, as vendas de um modo geral devem crescer 8,9%, o maior aumento desde 2010.
E a tendência é o que cartão-presente siga dentro dessa progressão, afinal ele é hoje um dos grandes carros-chefes do varejo e foi o produto que mais faturou no primeiro semestre de 2023, com um aumento de 51% em relação aos anos anteriores.
A grandiosidade do Natal aliada às estratégias assertivas para divulgação do cartão-presente é a combinação perfeita para resultados expressivos, duradouros e vantajosos a todos os envolvidos.
Com os cartões-presente, 26 de dezembro não precisa mais ser o dia oficial da troca.
Quer saber mais sobre a solução de cartões-presente da Todo para o varejo e sobre como nós temos caminhado ao lado de mais de 50 grandes varejistas brasileiros? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.