O Natal é uma época muito esperada pelo varejo, sobretudo por conta do alto movimento nas lojas físicas e virtuais. E o cartão-presente é um excelente aliado daqueles que querem oportunizar a data de um modo ainda mais estratégico, assertivo e lucrativo.
Para o consumidor, os cartões-presente no Natal são perfeitos para os presentes de última hora, para agradar aqueles que estão distantes, afinal, o caráter omnichannel do cartão-presente retira qualquer barreira territorial. São também ideais para as brincadeiras de “amigo-secreto”, eliminando a chance de errar no presente e, claro, as trocas tão indesejadas.
Em resumo, os cartões-presente representam liberdade de escolha, flexibilidade e praticidade, atributos que são ainda mais valorizados nesse período do ano onde presentear é mais que uma tradição. É um ato de amor.
Por que os varejistas devem utilizar o cartão-presente como uma estratégia de Natal?
O cartão-presente pode ser um excelente protagonista para as vendas de Natal, principalmente quando falamos das principais vantagens inerentes ao produto.
O cartão-presente representa mais agilidade para o consumidor e para as lojas, já que é um período de alto volume de clientes nos pontos de venda.
Ele também não gera impacto no estoque dos produtos, amplia a carteira de clientes – já que mais pessoas passam a conhecer a marca ao resgatarem o saldo de seus cartões.
Há também uma alta procura de cartões-presente partindo de empresas, já que essa é uma maneira muito prática de agradar colaboradores e parceiros.
Em resumo, essas são as principais vantagens de se trabalhar o cartão-presente no varejo, sobretudo em uma época como o Natal:
- Vendas antecipadas: quando um cliente compra um cartão-presente, o dinheiro é pago antecipadamente, o que significa que a loja tem acesso a fundos antes de efetivamente fornecer qualquer mercadoria ou serviço;
- Gastos adicionais, o chamado “upsell”: os consumidores frequentemente gastam mais que o valor do cartão-presente;
- Conquista de novos públicos por meio do cartão-presente;
- Melhora da gestão de estoque, ajudando a equilibrar vendas em diferentes categorias de produtos;
- Redução de devoluções e trocas de produtos.
O cartão-presente representa, sobretudo, uma construção de relacionamento com os clientes, seja nas datas comemorativas ou depois delas. É uma experiência positiva em cada detalhe.
As expectativas para o Natal 2023
As vendas do varejo de um modo geral devem crescer 8,9% em dezembro de 2023, o maior aumento desde 2010. O consumo está aquecido, e os cartões-presentes devem acompanhar essa progressão, pois foi o produto que mais faturou no primeiro semestre de 2023, com um aumento de 51% em relação a 2020.
As marcas parceiras da Todo tiveram parâmetros altíssimos de crescimento no Natal de 2022. Algumas delas chegaram a 162% e 236% de crescimento nas vendas de cartões-presente, comparando com os resultados dos demais meses do ano. Isso demonstra que a força do Natal aliada às estratégias corretas pode gerar muito resultado.
É uma época única, onde o presentear está em diferentes contextos. Está na família, nos amigos, nos parceiros, nas empresas. O ato de presentear é o grande protagonista do Natal, e o cartão-presente entra como o grande facilitador.
E que tipo de estratégias os varejistas podem utilizar para promover o cartão-presente no Natal?
- Promoção de carga-extra/bônus (exemplo: compre um cartão-presente de R$100 e ganhe R$120 de saldo);
- Brindes para quem compra o cartão-presente;
- Corrida de vendas (a matriz pode criar uma campanha de incentivo, premiando as filiais que mais venderem cartões-presente em dezembro);
- Campanhas visuais nos pontos de venda (displays, cartazes, vitrines);
- Atendentes abordando os clientes no ponto de venda para apresentar o produto e ressaltar as facilidades do cartão-presente);
- Treinamento dos times de atendimento de caixa, para que todos saibam sobre os cartões-presente e apresentem as vantagens ao consumidor no momento do fechamento da compra);
- Produção de cartões-presente personalizados para o Natal;
- Campanhas de marketing digital (google, social ads, criação de landing pages, e-mail marketing e conteúdo orgânico);
- Campanhas com marketing de influência (pessoas estratégicas divulgando que a marca em questão possui cartão-presente, contextualizando com a facilidade que o produto proporciona para o Natal).
Tão importante quanto tudo isso é o acompanhamento dos resultados, a metrificação e o aprendizado para campanhas futuras.
É por isso que a Todo tem um time de Customer Success que caminha lado a lado com os varejistas parceiros, definindo as campanhas, criando estratégias, auxiliando nos materiais, treinando os times de venda e traçando os melhores caminhos para que a performance do cartão-presente seja de excelência.
Ano após ano, várias campanhas de Natal têm gerado frutos duradouros para os varejistas que têm a solução de cartões-presente da Todo e sabem que esse é um produto indispensável para estar à frente no mercado e para aprimorar ao máximo a experiência do cliente.
É mais visibilidade, mais alcance, mais resultados: a quem compra, a quem recebe, a quem vive e a todos os envolvidos nesse universo de possibilidades que é o cartão-presente.
Quer conhecer mais sobre a solução da Todo e entender como implementamos, operamos e gerimos os cartões-presente de grandes varejistas brasileiros?
É só clicar aqui.