Agosto está chegando e, com ele, uma das datas mais esperadas do ano para os varejistas: o Dia dos Pais. O segundo domingo do mês simboliza as verdadeiras homenagens àqueles que cumprem o papel da paternidade com amor e dedicação.
Nesse contexto, o varejo passa por um intenso aquecimento, com mais pessoas indo às lojas ou visitando e-commerces na busca pelo presente ideal. E isso vale tanto para o consumidor final que deseja agradar e presentear aquele que chama de “pai”, quanto para empresas que fazem ações de endomarketing aos colaboradores que são pais.
Os segmentos de moda e acessórios, eletrônicos e informática, esportes, cosméticos e alimentos/bebidas são, sem dúvidas, os destaques da data. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas gerais do varejo no Dia dos Pais 2022 (entre os dias 8 e 14 de agosto) tiveram alta de 11,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. No e-commerce, o aumento foi de 33%, enquanto nas lojas físicas atingiu 9,2% de crescimento.
Quais as principais tendências relacionadas ao varejo?
O ON-LINE ESTÁ EM ALTA: o digital é um caminho sem volta. Isso requer que os varejistas tenham uma forte presença digital e uma experiência de compra conveniente e segura em todos os seus canais de venda on-line.
Sustentabilidade e responsabilidade social: sim! Produtos e marcas com práticas sustentáveis e responsáveis têm atraído maior atenção e preferência do consumidor! Por isso, saem à frente os varejistas que investem em produtos eco-friendly ou parcerias com organizações que apoiam causas sociais.
Personalização e experiência do cliente em cada detalhe: os consumidores valorizam cada vez mais experiências personalizadas e únicas e em todos os pontos de contato com as marcas. É o momento de contextualizar as lojas com a data, fazer ações interativas, personalizar embalagens… as estratégias para aumentar a percepção de valor devem ser assertivas e, sobretudo, verdadeiras!
Crescimento do uso de tecnologias interativas: Sim, a inteligência artificial já “invadiu” o varejo. A realidade aumentada e a realidade virtual têm ganhado popularidade como ferramentas para melhorar a experiência do cliente on-line. Alguns varejistas já fazem o uso dessas tecnologias para permitir que os clientes visualizem os produtos virtualmente e conheçam as marcas de forma imersiva.
Marketing de influência: essa continua sendo uma estratégia poderosa, quando bem feita. Parcerias com influenciadores relevantes para os respectivos nichos podem ajudar a aumentar a conscientização sobre os produtos e conquistar os consumidores. Campanhas com “pais referência” ou influenciadores da área de paternidade são ideais para o momento.
E o cartão-presente, onde entra nisso tudo?
Ao analisar o ano passado e contextualizar com as vendas de cartões-presente dos varejistas parceiros da Todo, foi constatado o crescimento de 65% das vendas via e-commerce, em comparação com o mesmo período de 2021. Conforme projeções de vendas realizadas pelo time da Todo, a expectativa é de um crescimento de 39% nos e-commerces e lojas fisicas comparado ao dia dos pais em 2022.
Isso significa que os consumidores estão cada vez mais optando não somente pela facilidade de comprar com poucos cliques, mas pela liberdade de escolha que o cartão-presente proporciona.
Afinal, qual pai não gostaria de receber um cartão-presente daquela marca que sempre gosta de comprar? Ou daquela marca que sempre desejou ter algum produto?
Isso é, de fato, surpreender. É viabilizar um caminho para que esse pai realmente viva a experiência que merece, ao invés de, ano após ano, dar sempre os mesmos agrados, e que nem sempre agradam tanto assim.
Além disso, muitos consumidores estão buscando presentes diferentes para seus pais, como uma boa sessão de cinema, uma ida a um restaurante, um delivery daquele prato favorito e, para cada um desses contextos, há um cartão-presente ideal.
Para os varejistas, o Dia dos Pais é a legítima chance de contextualizar o cartão-presente a uma data forte e emocional, com campanhas que reforcem a importância de permitir que o pai viva esse momento ao jeito e ao gosto dele.
É válido salientar que o caráter omnichannel do cartão-presente também é uma solidez única e indiscutível no cenário varejista atual, pois permite que cartões-presente sejam adquiridos e resgatados sem limites territoriais, sem barreiras e com muita flexibilidade.
Um filho que mora do outro lado do mundo pode comprar um cartão-presente on-line, e o pai, que mora no Brasil, pode resgatar esse cartão-presente na loja que fica no shopping da esquina de casa, ou no e-commerce, se assim preferir. Não é como comprar um presente que chegará via frete. É uma experiência real time, é entregar uma possibilidade que não precisa de uma longa espera.
Cartão-presente é sobre poder, carinho e personalização. E, para os varejistas, é também sobre a oportunidade de expandir suas marcas, de ampliar possibilidades, de gerar vendas para além do saldo do cartão-presente, de movimentar suas lojas, de alcançar públicos que poderiam não ser alcançados de outra forma. Seja no Dia dos Pais ou em qualquer outra data.
É por isso que o nosso time de especialistas tem um canal de contato direto para que VOCÊ, varejista, fale conosco e entenda cada detalhe da nossa solução de cartões-presente otimizada, omnichannel e integrada às lojas físicas e on-line dos parceiros.
Temos em nosso portfólio mais de 70 grandes marcas que hoje colhem os frutos da uma operação completa de cartões-presente. Basta clicar aqui para solicitar o contato da nossa equipe!