Aconteceu no dia 09 de março, na churrascaria Fogo de Chão da Vila Jardim em São Paulo-SP, a primeira edição do Todo Retail Trends. Trata-se de um evento desenvolvido pela Todo InComm e InComm Payments com o objetivo de reunir varejistas brasileiros para falar sobre as tendências e desafios do mercado no ano de 2023.
O evento
Além da presença de quase 30 representantes de grandes marcas – Adidas, AME, GPA etc., o Todo Retail Trends contou com a ilustre palestra principal de Tiago Pessoa de Mello, CPO e CMO da Stone. O objetivo foi debater e trocar experiências com aqueles que aquecem o mercado dia após dia.
O Tiago Pessoa é um profissional de referência no mercado, esteve presente na NRF Retail’s Big Show 2023 e conhece as principais tendências que englobam o varejo atual, assim como os desafios e impactos para este ano.
Tendências
Algumas das tendências para o varejo em 2023 estão concentradas no:
- Relacionamento com consumidores da Geração Z, que estão em constante busca por tecnologia e estímulos.
- Preocupação e atenção real às questões sociais e ambientais, aplicando práticas de ESG em diversas esferas de negócio. A sustentabilidade não é mais uma escolha, é primordial.
- Inteligência artificial aplicada ao atendimento, às experiências de compra on-line e aos pontos de venda físicos.
- Humanização – apesar do crescimento da inteligência artificial, a humanização deve estar equilibrada à tecnologia, de modo que um atributo complemente o outro. O varejo deve estar focado em atender integralmente às necessidades dos clientes, seja no ambiente físico ou digital. Inteligência artificial? Sim! Mas como uma aliada, e não substituta.
Além disso, e reforçando todas essas nuances, Tiago pontua que:
- O “próximo omnichannel será a chamada Web3”
“Se o omnichannel de hoje é a união do varejo físico com os canais digitais atuais (Web2), a evolução lógica do omnichannel é unir o PDV à Web3”. Ele ressalta que, no último ano, 43 das 100 empresas mais valiosas do mundo desenvolveram projetos de NFT, e empresas como Tiffany&Co, Gucci e Nike apresentaram projetos relevantes, com impacto real.
- A loja física está cada vez mais forte – e integrada ao digital.
“A loja física não é mais apenas um lugar de experiências: ela funciona como hub de distribuição, como centro de captação de novos clientes, como um ponto adicional de fidelização dos clientes. É por isso que, na rede Neiman Marcus, os consumidores omnichannel são 12 vezes mais lucrativos que os single-channel. Não se trata mais de loja OU digital, e sim de loja MAIS digital. Mas uma loja realmente integrada e digitalizada”.
- “Quase ninguém fala em petróleo”
“Pelo menos no mercado americano, todo mundo já sabe que é preciso investir em uma estrutura de coleta e análise de dados. O diferencial está no que se faz a partir disso, em como se desenvolve o relacionamento com os consumidores. Nesse sentido, varejistas e indústrias têm avançado em formas de colaboração que impulsionam o uso integrado dos dados. O varejo está em uma posição privilegiada, especialmente quando tem uma estratégia omnichannel e integra informações de todos os pontos de contato.”
- “A hora do retail media”
“Em 2023, veremos um grande salto no conceito de retail media. Praticamente todo grande varejista americano conta com uma estrutura de coleta de dados, análise e entrega de inteligência para que a indústria possa impactar o consumidor no ponto de venda – influenciando decisões de compra. Um estudo da Insider Intelligence apresentado na NRF estima que empresas como o Walmart crescerão seu faturamento com retail media em cerca de 40%. E não custa lembrar que esse é um negócio com margens muitíssimo interessantes.”
A iniciativa da Todo
O Todo Retail Trends é um evento feito para varejistas, independentemente se são ou não clientes da Todo. É uma iniciativa que promove um ambiente forte de troca, crescimento e experiências com o objetivo principal de evoluir.
O mercado varejista brasileiro é cada dia mais respeitado internacionalmente, e como empresa de tecnologia de cartões-presente, é nosso papel fomentar o diálogo e ampliar horizontes! Que venha o próximo!