O cartão-presente é um produto. É uma operação que envolve tecnologia, expertise, treinamento e logística. Por isso, quando uma empresa tenta implementá-lo sozinho, a chance de não dar certo é grande.
O cartão-presente não é um “voucher” de uma marca, algo que muitos pensam quando partem para a implementação. Essa ideia parte do princípio de que o cartão-presente não precisa de uma estrutura para existir, não precisa de um time integrado e imerso no conceito do produto, não precisa de uma operação que compreenda cada passo da experiência do consumidor final.
Esses são erros frequentes daqueles que tentam implementar o cartão-presente sem contratar uma empresa especialista. No intuito de reduzir custos e “simplificar” processos, tais marcas acabam tendo muito mais prejuízos e problemas, ao invés de colherem os excelentes frutos que o cartão-presente pode proporcionar a um negócio.
Por que não implementar o cartão-presente sem contratar uma empresa especialista?
O cartão-presente precisa ter logística omnichannel para a maioria dos modelos de negócio. Isso significa que o consumidor deve ter a liberdade de adquirir o cartão onde melhor lhe for conveniente, e quem recebe esse cartão também deve poder resgatar onde preferir.
Ou seja, o e-commerce da marca que faz a implementação deve ser totalmente preparado para receber o cartão-presente como forma de pagamento, a experiência do usuário na compra e resgate on-line deve ser completamente otimizada, assim como as equipes de loja física devem entender efetivamente sobre o produto.
Todo o sistema da empresa deve estar integrado ao cartão-presente. Nas lojas físicas, os cartões devem ter localização estratégica para incentivar as compras por impulso e a própria visibilidade do produto.
O que acontece quando uma empresa quer implementar o cartão-presente para a sua marca de forma autônoma é que o produto acaba sendo só mais um no portfólio, sem qualquer tipo de priorização, sem um responsável específico apenas por essa operação, o que acaba desencadeando problemas técnicos, falta de integração entre o ambiente “on” e “off” e ausência de resultados.
Em suma, ao não entender a magnitude e a grandiosidade de uma operação de cartões-presente, uma empresa acaba tentando fazer sozinha a operação de um produto que precisa sempre de várias atualizações e processos, e é impossível manter um produto atualizado se ele não é uma prioridade, algo que não permite que os resultados cheguem da forma esperada.
Como funciona a solução de cartões-presente da Todo?
A solução da Todo compreende o processamento de cartões-presente de forma integrada às lojas físicas e virtuais do varejista, de que modo que o mesmo pode vender, receber e operacionalizar os seus cartões-presente de forma simples e extremamente efetiva.
Nas lojas físicas, o varejista comercializa os cartões-presente em seus pontos de venda, com todos os processos contábeis e fiscais do produto já integrados à plataforma.
No ambiente virtual, os varejistas podem comercializar os cartões-presente integrados ao e-commerce da marca já existente ou através da plataforma whitelabel da Todo, de modo que o cliente adquire o cartão-presente e já pode enviar dali mesmo o cartão para a pessoa que será presenteada.
A Todo oferece também uma logística totalmente omnichannel, pois o cliente pode comprar e resgatar o cartão onde preferir. Além disso, a Todo possui análise de risco em todas as transações on-line, além de trabalhar com o alto padrão de recuperação e antifraude.
Pensando na logística de franquias, a solução da Todo abrange todas as unidades dos varejistas, e o cartão-presente pode ser trocado em qualquer uma das franquias e em qualquer lugar do país!
Os grandes diferenciais da Todo se concentram na produção dos cartões-presente físicos, na gestão dos processos financeiros junto aos varejistas e suas franquias, no desenvolvimento de integrações com ERPs e Equals, no treinamento de equipes de SAC e lojas físicas, no apoio e desenvolvimento de campanhas de marketing relacionadas ao cartão-presente e no acompanhamento constante dos indicadores de vendas, garantindo melhorias, atualizações e o sucesso da operação.
Quando um varejista chega à Todo depois de tentar implementar uma solução de cartões-presente sozinho, o que acontece?
É muito comum chegarem à Todo depois de entenderem que um cartão-presente depende de tecnologia e expertise para existir.
Por acharem que o cartão-presente é apenas um vale, um voucher, um crédito de uma marca, muitos acabam realizando a implementação sem fazer todos os passos necessários para que o produto brilhe e seja uma grande fonte de faturamento para a empresa.
Por isso, a Todo faz a operação do ZERO para o varejista, entendendo o momento em que essa marca está, investindo no projeto, mapeando os passos, treinando equipes e entregando uma solução que realmente traz resultados e brilha aos olhos do consumidor.
Nesse contexto, a Todo tem transformado o faturamento e os resultados de muitos varejistas, colecionando cases como Outback, Centauro, Arezzo, Nike e outros gigantes do mercado.
O cartão-presente é um produto e, como tal, deve ser compreendido, respeitado e operacionalizado com expertise. Se você, varejista, quer entender melhor sobre tudo o que a solução da Todo pode fazer pelo seu negócio, clique aqui para conversar com o nosso time de especialistas. Esse processo, assim como o próprio cartão-presente, pode ser SIMPLES e INCRÍVEL.