O fim do ano se aproxima e, com ele, todas as expectativas de venda dos varejistas são renovadas. Afinal, o Natal é sinônimo de pessoas comprando, compartilhando presentes e aquecendo o mercado. A data para o varejo sempre foi extremamente representativa, repleta de campanhas, produtos e, é claro, com o consequente aumento no faturamento.
E o cartão-presente? O que tem a ver com isso?
Durante os últimos anos, sempre fazemos a projeção de vendas do cartão-presente para o Natal, no intuito de estudar os números e entender o comportamento do produto no mapa varejista de fim de ano.
Em 2021, esses parâmetros estão alcançando recordes, e o cartão-presente promete ser muito comprado. Em comparação ao ano de 2020, a projeção de crescimento via e-commerce é de 77% e, nas lojas físicas, de 94%.
Segundo Victoria Baldo, Head da área de sucesso do cliente e suporte da Todo, depois de um longo período de restrições decorrentes da pandemia, o Natal de 2021 é um momento de grande recuperação para o varejo, com um cenário mais otimista. “A Todo têm clientes que passaram por um ano de bom desempenho e que chegam a dezembro já com a venda de seus cartões-presente muito consolidada. Marcas como Tok&Stok, Nike e Riachuelo estão entrando muito forte nesse final de ano”, ressalta Victoria.
E como o setor do varejo pode continuar incentivando a compra dos cartões-presente?
Mesmo com a retomada do aquecimento da economia e com o característico décimo terceiro salário sendo recebido por grande parte da classe trabalhadora em dezembro, esforços são necessários para que o consumidor de fato entenda todas as vantagens de optar pelo cartão-presente.
Campanhas criativas representam a chave desse sucesso. Muitas pessoas têm dificuldades em encontrar o presente certo e acabam dando algo que não agrada ou gastam mais do que queriam. Nessa época de amigo secreto, “os erros” na hora de presentear são ainda mais frequentes.
Por isso, o ideal é mostrar que o cartão-presente é a opção que oferece liberdade de escolha. Afinal, que não gosta de receber um crédito para gastar como quiser?! O contemplado tem mais tempo para decidir o que comprar e, para quem presenteia, não há qualquer chance de não agradar.
Além disso, o cartão-presente não é equivalente a apenas um item. O valor pode ser trocado por vários produtos, e quando a compra fica acima da quantia presenteada, o cliente só paga a diferença. Em suma, é uma solução vantajosa para o cliente com dificuldade de achar o agrado ideal e para o presenteado que fica livre para escolher o que quiser.
E por que o cartão-presente é um ótimo chamariz para as lojas?
O cartão-presente representa movimento. A loja passa a ter novos consumidores – seja no ambiente físico ou virtual, recebe o saldo antecipado e pode aumentar consideravelmente as suas vendas com as aquisições extras para além do cartão-presente.
Quando alguém recebe um cartão-presente, ele tem um contato prévio positivo com a loja e, consequentemente, terá que visitá-la presencialmente ou via e-commerce. A experiência de adquirir produtos através do cartão proporciona maiores chances de compra de itens extras, afinal, o cliente já está ali!
O varejista também pode lucrar com o saldo residual quando, por exemplo, o cliente tem um cartão-presente de R$ 100, faz uma compra de R$ 98.90 e não há um produto equivalente à diferença para completar o saldo.
O cartão-presente é uma forma de contar aos clientes sobre as soluções adaptáveis a todas as necessidades, sobretudo pela possibilidade de utilização virtual ou presencial. É um modo efetivo de aumentar a lembrança de marca e proporcionar experiências incríveis.
E ainda dá tempo dos varejistas fazerem diferente?
É claro que sim! Conforme falado anteriormente, o varejista deve usar e abusar dos seus caminhos de visibilidade para contar a todos sobre as vantagens do cartão-presente nas compras natalinas. E-mails marketing, comerciais, campanhas de marketing de influência e afins devem reforçar sobre “presentear com liberdade”.
O Natal 2021 tem um gosto a mais de esperança, positividade e recuperação, e o cartão-presente é um produto que vai muito além de uma solução que ficou latente em tempos de distanciamento social. É experiência, é oportunidade, é custo-benefício, é inovação, é agrado sem erro e é encanto prático, fácil e assertivo.
E se você, varejista, ainda não conhece a Todo, mas quer a solução para a sua realidade, queremos que saiba que somos especialistas em operar cartões-presentes e trabalhamos com grandes players do mercado de todo o Brasil. A nossa plataforma é altamente tecnológica e permite que a sua empresa comercialize os cartões-presente de forma física e on-line.
Fale com um de nossos especialistas e entenda como podemos fazer a diferença.