A cada Natal que se aproxima, a expectativa dos colaboradores dentro da empresa aumenta. “Será que vamos ter comemorações?”, “Será que seremos premiados?”, “Será que vamos receber ao menos um brinde?”, são alguns dos questionamentos que passam pela cabeça de quase todo trabalhador.
Esses sentimentos ficaram ainda mais latentes após as transformações decorrentes da pandemia, e é sempre um grande desafio para as equipes de RH e Marketing agradar àqueles que tanto se dedicaram durante o ano que caminha para o fim. As ações de endomarketing, ou seja, aquelas que têm como objetivo satisfazer e engajar os colaboradores, precisam ter criatividade e inovação, características muito necessárias para o alcance do sucesso.
E como os cartões-presente entram nisso?
Agendas, canetas, blocos de anotações, camisetas e canecas… Todos esses brindes são usualmente dados aos colaboradores nos finais de ano, geralmente com a identidade visual da empresa para reforço de marca.
Esses itens são importantes não somente para o cotidiano, mas para o sentimento de que há um kit personalizado da empresa dedicado ao uso pessoal. Mas a questão é: tais presentes traduzem um agradecimento pelo ano que se passou? Eles são capazes, por si só, de gerarem experiências memoráveis?
Os cartões-presente, por sua vez, não são apenas “vouchers” de uma marca X. Eles proporcionam lembranças. Afinal, quem iria esquecer que aproveitou um bom jantar no Outback com o cartão-presente de Natal que ganhou da empresa?
Qual mulher iria esquecer-se da sapatilha perfeita que comprou na Arezzo com o cartão-presente de fim de ano que recebeu diretamente em seu e-mail, como forma de agradecimento pelo ano de tanta dedicação ao seu departamento? Muitas boas histórias serão contadas, e esse é um dos princípios mais genuínos de um endomarketing eficiente.
A visão da Todo sobre o cenário dos cartões-presente nos finais de ano corporativos
O cartão-presente é um produto que amadureceu no mercado empresarial, uma vez permitindo que as empresas escolham aquilo que lhes cabem em termos financeiros e em concordância com o perfil do público a ser presenteado.
Segundo Filipe Fortes, Head de Gente e Gestão da Todo, em novembro houve um aumento de 100% das vendas no e-commerce de cartões-presente corporativos em comparação ao mês de outubro, o que demonstra a grande procura pelo produto como a estrela das ações de fim de ano.
“Nossa expectativa é que o cartão-presente se consolide cada vez mais como uma forma prática, segura e bacana para as empresas premiarem os seus funcionários. Em um mundo no qual muitos estão migrando/migraram para um modelo híbrido ou remoto de trabalho, faz cada vez mais sentido presentar o funcionário de uma forma digital”, frisou Filipe.
A verdade é que o cartão-presente é fácil, atual, moderno e, sem dúvidas, surpreendente, justamente por permitir a liberdade de escolha – tanto para quem compra, quanto para quem recebe.
Dentro do e-commerce B2B da Todo, o comprador (exemplo: o gestor de RH, gestor de Marketing, dono da empresa, responsável pelo departamento de compras de ações internas etc.), pode escolher pagar e distribuir os cartões-presente de forma 100% digital no momento em que desejar! “Esse mecanismo é algo totalmente inovador e que só a Todo proporciona”, ressaltou Fortes, Head de Gente e Gestão.
E as quais as formas mais criativas de contar para o colaborador que ele está ganhando um cartão-presente?
Assim como toda empresa deve estudar o seu público-alvo para direcionar seus esforços de marketing, traçar personas e planejar a comunicação externa, essa mesma Organização precisa compreender que o público interno também é importantíssimo para a consolidação da marca e para a propagação do posicionamento, disseminando – ou não – os bons valores atrelados a ele.
Os colaboradores podem ser legítimos embaixadores de uma empresa, mas, quando insatisfeitos, carregam consigo sentimentos ruins. Por isso, entender mais as preferências e necessidades desse público é um modo de criar campanhas mais assertivas.
Que tal criar uma expectativa em torno do cartão-presente? Por exemplo, divulgue um comunicado nos canais internos (WhatsApp, Teams etc.), com a seguinte mensagem: “Atenção, Departamento Financeiro! Segurem os seus celulares nas mãos às 15h30 desta quarta, pois uma grande surpresa chegará para vocês”.
Quando chegar o horário, divulgue outro comunicado, com a mensagem: “A hora chegou! Vejam seus e-mails, pois aqui na empresa o Papai Noel é mais moderno e deixou o mimo de forma digital. #Spoiler: é de lamber os beiços.”, para o caso de um cartão-presente de um restaurante, por exemplo.
O tom da comunicação pode variar de acordo com o público e com a marca escolhida para presentear, mas o que não pode faltar é emoção e estímulos para o engajamento na campanha. Outra forma criativa é promover um “amigo secreto digital”, no qual o colaborador pode escolher presentear outro com um cartão-presente e, é claro, ganhar um de volta.
Os cartões-presentes dessa ação devem ser comprados pela empresa, assim, todos sabem que o prêmio é o brinde de fim de ano, mas não deixam de participar ativamente do processo.
Nesse contexto, é fundamental a escrita de textos que contêm de forma emocional sobre o universo do cartão-presente e motivem os colaboradores a participarem do amigo secreto.
Por exemplo: “Realmente, é uma decisão muito chata ter que escolher entre aquele rodízio de comer rezando na Fogo de Chão ou dar aquela renovada nas blusinhas na Riachuelo. Ironias à parte, é hora de sortear o seu(a) amigo(a) secreto(a) e escolher, dentre as 10 opções que separamos, o cartão-presente que mais se encaixa para ele e o porquê. O seu amigo(a) receberá o cartão no dia 23 de dezembro via e-mail, assim como o seu bilhetinho também chegará através de um material preparado pelo departamento de marketing. Ah, e não se preocupe, você também será sorteado por alguém. A união foi o que nos fez fortes em 2021, e assim terminaremos o ano, com muitos sorrisos e presentes compartilhados”.
E se você também quer fazer diferente e deseja entender mais sobre a nossa plataforma de vendas de cartões-presente para compras corporativas, clique aqui e veja como é fácil! Ainda dá tempo de fazer o Natal da sua empresa ser surpreendente!