A evolução do cartão presente nos últimos anos

Os últimos anos trouxeram muitos desafios para empresas e varejistas que tiveram que inovar e buscar soluções para adaptar-se aos novos cenários. Com a Todo não foi diferente e algumas mudanças foram necessárias para que a startup continuasse inovando e se desenvolvendo no mercado do varejo.

As nossas soluções

Pensando sempre na experiência dos usuários, a Todo construiu uma tecnologia como o closed-loop uma solução que tem como diferencial atender demandas importantes para os varejistas, permitindo desde a experiência omnichannel para compra e resgate de cartões-presente, a soluções financeiras para franquias ou experiências de premiações únicas.

A ferramenta em si possibilita muitas novas ideias. O cartão-presente carrega consigo a inovação. Perguntada sobre o que é mais vantajoso nesse canal de vendas, Maurens Rosa, Product Marketing and Branding Manager da Todo, respondeu:

“O cartão-presente dá a oportunidade de escolha para o usuário, o que é um conforto. O presenteado escolhe o próprio presente dentro do valor do cartão”

E para que seja possível seguir inovando com o cartão-presente, a Todo conta com um time dedicado a buscar novas soluções e que, desde sua fundação, vem trazendo e desenvolvendo novas features e parcerias.

A nossa evolução: TodoFlex

Com a chegada do Covid-19 o varejo brasileiro teve que, literalmente, do dia para a noite, fechar as portas de suas lojas físicas sem uma previsão clara de retorno e tudo precisou ser revisto e adaptado. E-commerce e presença digital nunca foram tão comentadas e trabalhadas no segmento. Quem não tinha, criou. Quem tinha, acelerou seus processos e é comum ver depoimentos que relatam avanços de anos feitos em semanas! Os grandes players de mercado que já atuavam com investimentos significativos no meio digital, basicamente alocaram quase todos os recursos das empresas e as compras online cresceram de 19% para 34%, segundo a matéria do E-commerce Brasil.

Agilidade e simplicidade viraram a moeda da vez para o varejista para colaborarmos nesse momento criamos um produto que foca diretamente nestes dois pilares: tempo de implantação e investimento reduzido.

Foi com base em todos estes dados e conversas com parceiros e clientes que surgiram os produtos: TodoEasy e o TodoFlex. Ambos focavam em garantir ao varejo uma implantação rápida e com um investimento menor. As taxas de setup e de mensalidade por loja foram reduzidas significantemente. Além disso, a Todo passou a gerenciar as ativações digitais, cobrando para isso percentual sobre as transações. Com todas essas facilidades, a operação de cartão presente poderia ser lançada em até 7 dias úteis. Além disso, os valores de manutenção das lojas seriam cobrados apenas quando as lojas reabrissem e a taxa transacional somente sobre as vendas ocorrerem efetivamente.

Você pode estar se questionando quais as features do produto, e é bem simples:

TodoEasy: o varejista teria acesso a plataforma de vendas de cartão presente e um e-commerce para a venda deles. A Todo desenvolve o e-commerce de cartões, o cliente compra e resgata diretamente no seu site do varejista.

TodoFlex: o varejista ainda garante que o cliente pode resgatar os cartões presente também nas lojas físicas, tão logo elas estejam reabertas, e a Todo se responsabiliza inclusive pelo repasse dos valores para cada loja, em caso de franquias

Atualmente esses produtos não estão sendo mais utilizados. Mas os aprendizados foram acoplados na plataforma de cartão presente.

A nossa evolução: parceria com a Rappi

O Rappi lançou no Brasil a venda de seus cupons para o mercado corporativo e quem comercializa e atua exclusivamente com suas vendas B2B no Brasil é a Todo, que é a primeira plataforma a fornecer, além de toda inteligência de gestão de cartões presente, uma equipe de vendas dedicadas a vender os cartões presente para outras empresas.

Com isso, o Rappi passou a ter uma equipe dedicada à prospecção e construção de parcerias para fomentar a venda corporativa dos seus cupons.

Além dessa marca, muitas outras começaram a fazer parte do portfólio de parceiros e clientes da Todo.

A nossa evolução: E-commerce B2B

A partir de 2018 um braço muito importante da Todo foi criado: a área de Incentivos Corporativos, na época ainda chamado de vendas B2B.

Essa área de incentivos é voltada para empresas e profissionais de RH que desejam presentear colaboradores, clientes ou parceiros com a nossa solução em cartões presente. Afinal de contas é muito mais fácil deixar que o presenteado escolha o que queira ganhar.

Mas para que isso acontecesse, um processo manual era exigido. Quando a empresa entrava em contato com o time de Incentivos era necessário aguardar o atendimento e emissão dos cartões presente, que podia levar dias devido à alta demanda e tempo para compensação de pagamentos.

Recentemente a Todo lançou o primeiro e-commerce de incentivos corporativos do Brasil. Um ambiente que veio para facilitar ainda mais a vida de quem está buscando soluções para presentear equipes e clientes.

Agora é possível que empresas e marcas sejam conectadas diretamente, simplificando o processo de validação do pedido, efetivação da compra e distribuição dos cartões presentes.

Outras features da Todo

Além desses marcos gigantes na linha do tempo da Todo, houve outros lançamentos que impactaram a forma de presentear.

  1. Envio do cartão presente via WhatsApp e outras redes sociais
  2. Resgate omnichannel
  3. Desenvolvimento e lançamento da página Whitelabel
  4. Lançamento do artigo O Futuro do Presente

O longo caminho a frente

E a Todo não para por aí, a busca por melhoria e inovação contínua faz parte da cultura da empresa, que em 2022 continuará na busca e aprimoramento de processos e produtos pensando sempre na satisfação dos clientes e usuários dessas tecnologias.

Se você quiser conhecer mais sobre as nossas soluções, basta clicar aqui que o nosso time estará pronto para tirar suas dúvidas.

Nathaly Queiroz

Nathaly Queiroz

Analista de Marketing no time da Todo – vegetariana, apaixonada por Naruto, rap de animes, chimarrão e gatos.

Veja também

Se inscreva em nossa newsletter:

Se inscreva em nossa newsletter: