Cartão presente no mês de agosto: resultados e expectativas da Todo para o final de ano

Como está o seu planejamento para as vendas de final de ano? E os resultados obtidos até agora? É dessas duas perguntas que se origina a temática desta publicação.

Segundo os últimos dados mostrados pelo IBGE, o meio do ano foi de instabilidade para a economia. Além do que já é sabido por todos em relação à fase econômica do país, o setor varejista também encontra percalços.

 A Todo an InComm Payments Company empresa líder no segmento de cartões-presente no Brasil, relata como foi o seu mês de agosto de 2021, como buscou enfrentar o cenário e faz projeções para a reta final, onde o comércio tende a mostrar bons números.

O momento do comércio varejista

As vendas do comércio varejista tiveram dois meses em alta em abril e maio, com valorização de 2,5% e 2,7%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

No mês de junho, portanto no período que divide o ano, contudo, as vendas caíram e houve recuo de 1,7%. Ainda assim, há fatores positivos a se destacar, como: junho de 2021 foi um mês melhor do que junho de 2020, com crescimento de 6,3%; fechou o semestre com crescimento de 6,7%.

Junho funciona como um termômetro para medir a variação do mercado e a tendência para o final do ano. Carrega consigo o Dia dos Namorados, subsequente ao Dia das Mães no mês de maio, que apresentou bons números.

Como já dissemos por aqui, as datas comemorativas são aliadas poderosas dos varejistas. Essas datas trazem consigo a cultura do presentear.

Para a Todo, que leva consigo a missão de facilitar e impulsionar a cultura do presente, saber aproveitar essas datas com ações planejadas de marketing e vendas fazem crucial diferença.

Datas comemorativas e e-commerce: o agosto da Todo

Não é à toa que essas duas palavras abrem essa sessão. O mês de agosto da Todo an InComm Payments Company conta com essas duas frentes para aumentar o volume das suas transações.

Em primeiro lugar, as já referidas datas comemorativas, afinal, no mês de agosto é quando tradicionalmente comemoramos o Dia dos Pais. O ano de 2020 trouxe uma queda brusca, de acordo com o índice Cielo de Varejo Ampliado, quando as vendas nessa data mostraram recuo de 8,8% nas vendas.

Ainda assim, o e-commerce, nossa outra palavra-chave aqui, veio na contramão dessa queda. Isto porque em 2020, no Dia dos Pais, o e-commerce teve alta de 22,2%.

Sabendo disso, a Todo trabalhou forte com essas informações e apostou na solidez do cartão-presente para a principal data do mês de agosto. Um mecanismo que é prático e rápido no ambiente digital e também funciona nos pontos de venda físico.

A partir das estratégias desenvolvidas com a plataforma de cartão-presente, a Todo contemplou mais de 50 mil presenteados, a um ticket médio de R$ 144,90.

Um valor de ticket que com certeza agradou os pais presenteados no dia do Agosto, até porque, com o cartão-presente, puderam a partir desse valor escolher aquilo que mais desejavam na loja de sua preferência.  

A reta final de 2021

Agora, é o momento de planejar as vendas de fim de ano. Chegamos ao semestre final com a expectativa de fechamento positivo de mais um ciclo.

O brasileiro está cada vez mais habituado ao comércio online, que apresenta números muito favoráveis ano após ano, entretanto, com o avanço da vacinação no país, as lojas devem voltar a ter forte movimentação nessa reta final.

Isso, claro, não descarta traçar novas estratégias e saber como trabalhar dentro do marketing do seu negócio cada próxima data comemorativa a caminho.

A Todo, por exemplo, já desenhou e oportunizou dicas para mais vendas no Dia das Crianças de 2020

Aqui, o que tem se destacado é um crescimento e uma valorização do setor de Customer Success, ou Sucesso do Cliente: estratégia que busca garantir que o cliente terá uma jornada de compra exitosa, na compra e no pós-compra.

Lembre-se que, como em qualquer momento de consumo, o comprador valoriza o loyalty (lealdade no português), que é a relação de confiança na marca.

E a outra ação da Todo é conscientizar os lojistas da importância de expandir seus canais de venda. 

Se você tem um bom produto e o momento do ano é de aquecimento nas vendas, só falta fazer com que o seu produto chegue ao consumidor ideal.

Os canais de venda fazem isso por você.

O cartão-presente é esse canal. Simples, prático, com uma série de vantagens que vão da liberdade de escolha do cliente a um upsell que chega na casa dos 40%.

Você já pensou ver o seu comprador sempre querer levar um valor maior da primeira compra estipulada?

É isso que o cartão-presente gera em quase metade das oportunidades de compra.

Se você tem interesse em aumentar as suas vendas, com alto ticket médio e garantir o sucesso do seu fim de ano, sabemos como te ajudar, fale com a gente clicando aqui.

 

MAURENS ROSA

MAURENS ROSA

Head de Marketing - Além de responsável por todo o marketing da Todo. Nas horas vagas é bem polivalente: tenista, pintora, escritora, fotógrafa, mochileira & criativa. Não à toa que o nome é no plural. #SEGURAAMOÇA

Veja também

Se inscreva em nossa newsletter:

Se inscreva em nossa newsletter: