Marketing para cartão-presente em 2021: o que você precisa saber

Se você trabalha com venda de produtos ou serviços, provavelmente, ainda que de forma involuntária, possui estratégias de marketing próprias. Isto é, a forma como você se comunica com o seu cliente e como você apresenta seu produto.

Ainda que marketing seja uma densa área de estudo, que requer muita pesquisa e conhecimento de mercado, na era digital ele está na boca do povo e a maioria dos varejistas e lojistas estão familiarizados com esse conceito.

Por isso, não pretendemos, nem teríamos como nos ater a tudo que circunda o tema marketing. Queremos aqui falar sobre o marketing focalizado nos canais de venda.

Foi-se o tempo de que só a vitrine e o ponto físico geram vendas. Há um bom tempo, na verdade.

E você vai ver que, nos dias de hoje, existem novos canais de venda que um varejista pode e deve explorar; sendo um destes um dos que mais cresceu durante a pandemia, o cartão-presente.

Saber guiar e mapear as ações de marketing para o cartão-presente da sua loja gera benefícios como mais vendas e mais reputação.

O que são os canais de venda?

Como já foi dito, com a evolução do digital, expandem-se as possibilidades para o comércio e o que se tem é o surgimento de novos canais de venda.

E-mail marketing, redes sociais, e-commerce, market place, cartão-presente: esses são apenas alguns exemplos de fazer com que o seu produto chegue ao consumidor final.

Pois se você não sabe, canal de venda é isso, os meios pelos quais empresas realizam vendas dos seus produtos ou serviços. São os “lugares” ou “meios” de entregar o que você tem a oferecer aos compradores.

Citamos acima os canais online, mas é claro que também existem os canais offline e saber quais os ideias para o seu tipo de negócio depende de conhecer bem a seu persona e ter ciência do que é melhor para ela.

Entretanto, o que é tendência atualmente é priorizarmos um modelo que atenda as duas frentes, que proporcione a famosa experiência omnichannel; online e offline.

Nesse contexto, o e-mail marketing só vende online. O ponto de venda físico, apenas offline. 

Já canais de venda como o cartão-presente propiciam a experiência completa, com a possibilidade de compra e resgate online, mas a troca do cartão pelo produto feita na loja, entre outras ações e experiências que a ferramenta pode oferecer.

Sobre cartão-presente, você já está familiarizado? Se você quiser saber mais sobre o crescimento do cartão-presente e as últimas novidades do mercado para esse canal, clique aqui.

Logo abaixo, você tem uma breve explicação.

O Cartão-presente

Popularizado pelo seu termo em inglês gift card, é bastante improvável que você não tenha pelo menos ouvido falar do cartão-presente.

Seu conceito é simples: um cartão pré-pago em que o cliente compra de um determinado lojista para consumo próprio ou para presentear alguém.

É possível ainda que uma empresa utilize essa solução como forma de presentear seus colaboradores, parceiros ou clientes.

Com o cartão-presente em posse, o presenteado troca física ou virtualmente produtos pelo mesmo valor estipulado no cartão-presente.

Como canal de vendas, é uma ótima forma de aproximar o consumidor do seu catálogo de produtos, pois não trabalha com um produto específico e também tem característica de ser omnichannel – funciona online e offline.

O cartão-presente, por si só, já é um atrativo diferente para o cliente.

De qualquer maneira, ações promocionais e estratégias de marketing ajudam esse canal a conquistar ainda mais clientes, fidelizar os atuais e fixar a marca construindo uma reputação consolidada.

Estratégias para vender mais o seu cartão-presente

As dicas que você verá aqui são fruto de uma entrevista com Victoria Baldo, Customer Success da Todo, an InComm Payments Company, empresa líder no segmento de cartões-presente no Brasil.

Conforme citado anteriormente, o cartão-presente é um canal de vendas que engloba o online e o offline. Vamos, então, dividir as ações de marketing entre os dois caminhos abaixo.

– No digital: vai muito da forma como se orienta o cliente, como ele encara a comunicação no marketing digital e inserir o cartão-presente nesse contexto de comunicação. As mesmas estratégias que o lojista utilizar para os anúncios de mídia, ele deve desdobrar para o cartão presente.

Depois disso, é importante focar nos gatilhos de venda. Por exemplo, o cartão-presente tem como ponto forte o upsell: pessoas gastam em média 40% a mais do valor original do cartão-presente na loja.

Outro ponto é verificar os espaços adequados no site do cliente. Durante a navegação do consumidor final, ele poder visualizar na comunicação um banner, um rodapé, imagens de display que contenham mensagens importantes sobre cartão-presente.

A dica é ter pelo menos uma vez por semana um banner que traga o cartão-presente como destaque, porque é um canal de vendas que funciona durante o ano todo. O mesmo vale para cabeçalhos de e-mail marketing.

Por fim, Victoria Baldo comenta que a nova estratégia da Todo é contar com influenciadores nas mídias sociais participando do business e realizando parcerias.

– No PDV físico: o principal é a aproximação do time de Customer Success com o time de vendas. A cada nova campanha, o time de Customer se aproxima mais durante as corridas de venda, motivando, enviando feedbacks constantes e isso ajuda a enxergar mais o dia a dia da operação.

No que tange o merchandising visual, segundo Victoria Baldo, sempre o time da Todo sugere ações como placa na sessão de presentes, adesivo em vitrine, entre outras aplicações na loja.

No último trimestre do ano, com a chegada de muitas datas comemorativas, as vendas se intensificam e isso demanda também maior intensidade no trabalho de mídia.

O cartão-presente, o próprio canal de vendas, é muito chamativo nessas datas do ponto de vista da estratégia de marketing. É preciso saber valorizá-lo através principalmente do ato de presentear e a praticidade que gera ao possibilitar que o usuário escolha como gastar.

Algumas opções ainda são o uso de notifications push up, SMS principalmente em época de Black Friday, e táticas como o cross selling – quando o time de vendas em loja gerando vendas para o e-commerce.

Agora você sabe como organizar as estratégias de marketing para vendas mais cartões-presente.

E se você ainda não possui o cartão-presente da sua loja, fale com a gente aqui. Em pouco tempo, podemos oferecer a melhor tecnologia e solução para o seu negócio.

 

MAURENS ROSA

MAURENS ROSA

Head de Marketing - Além de responsável por todo o marketing da Todo. Nas horas vagas é bem polivalente: tenista, pintora, escritora, fotógrafa, mochileira & criativa. Não à toa que o nome é no plural. #SEGURAAMOÇA

Veja também

Se inscreva em nossa newsletter:

Se inscreva em nossa newsletter: