4 dicas para vender mais no Dia das Crianças de 2021

No dia 12 de Outubro é comemorado o Dia das Crianças. Apesar de não ser o período de maior faturamento do fim de ano, essa data serve como um termômetro para o varejo medir suas potencialidades de venda.

Além disso, como você verá a seguir, os números de 2020 representaram queda significativa nas vendas para a data e 2021 deve apresentar uma reação nas taxas de faturamento do varejo.

Para isso, existem algumas ações que o varejista precisa ficar atento e tomar de antemão como forma de se preparar. Aqui, traremos um guia prático, um manual para que você possa se apoiar sempre que precisar retornar à fase de planejamento para o Dia das Crianças.

Dados de 2020 e a expectativa para esse ano

O ano de 2020 foi difícil como um todo para a economia e os dados demonstram isso no que foi Outubro daquele ano e também o Dia das Crianças. O faturamento do varejo apresentou queda de 4,2% em relação a 2019, em dados levantados de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado.

Chama a atenção um tópico dentro dessa queda que é o recuo de 7,6% do e-commerce no período. 

Diferentemente de outras datas, em que mesmo com quedas nos números brutos, o comércio digital mantinha-se forte, no Dia das Crianças, não houve o rendimento esperado.

Esse fato levanta a análise de que as lojas físicas precisam atuar em consonância com o comércio eletrônico para essa data. O produto mais buscado pelos pais, os brinquedos, ainda aparentam ter alto índice de resgate presencial. Isto somado ao avanço da vacinação no país, deve levar mais público aos pontos de venda físicos.

Entretanto, você verá que canais de venda digitais, ainda assim, possuem expectativa de crescimento para o ano e apostar em novos canais deve fazer parte da sua estratégia, com certeza.

Apostar no formato omnichannel deve ser a melhor pedida, com a possibilidade de compra e resgate atendendo as demandas on-line e off-line sempre.

O seu público precisa saber que independentemente do ambiente onde a compra está sendo efetuada, ele terá a melhor jornada possível.

Em relação aos números e projeções para 2021, as entidades acreditam que o comportamento deve ser parecido com 2019, quando o Dia das Crianças foi uma das únicas datas comemorativas com crescimento em relação ao ano anterior.

As quatro ações para você fazer já para aumentar o faturamento no Dia das Crianças

Para dar a atenção que a data merece e acompanhar a expectativa de reação em relação ao ano passado, o varejista precisa pensar nas ações para esta data.

Lembrando que já falamos por aqui sobre a importância das datas comemorativas e como elas impactam drasticamente o varejo brasileiro, apresentando aumento do lucro em relação ao dia a dia.

Veja abaixo um guia com 4 ações para não errar no próximo Dia das Crianças.

Canais de venda

Por que meios o seu consumidor chega até o seu produto? Os canais de venda são o caminho que uma empresa oferece para levar seu serviço ou produto até o comprador.

Pensar em canais de venda é pensar em como você vai vender.

Esses canais de venda podem ser on-line e off-line, mas como já batemos nessa tecla: o ideal é que o seu negócio contemple ambos.

Apostar em um novo canal de vendas pode fazer toda a diferença nas suas ações em datas comemorativas. Nós podemos listar uma série de canais de vendas que surgem como alternativas nesse período.

Porém, gostaríamos de já propor uma solução que tem crescido muito nos últimos tempos e possui projeção de vendas altíssima no online, uma das carências para o Dia das Crianças como você pôde ler anteriormente.

Estamos falando do cartão presente, com expectativa de crescimento de 251% no e-commerce para o ano de 2021. Mais que o triplo em relação ao ano anterior, portanto, esse canal precisa estar no topo da sua lista de planejamento.

Esse canal é simples, prático e possui uma série de vantagens como a fidelização do cliente e um valor de upsell que chega a casa dos 40%.

Se um canal como o cartão de presente interessa a você, leia esse texto até o final.

Ações de Marketing

Para atingir os seus objetivos de venda, apostar em ações de marketing é sempre uma boa pedida.

Com a temática da data, um universo de campanhas divertidas podem e devem ser traçadas, pensando na estética e nas referências.

Vale fazer peças para redes, como carrossel, vídeos e construir uma narrativa própria para o seu negócio dentro dessa campanha.

Contudo, também é importante lembrar que a publicidade infantil possui uma série de regulamentações no país para proteger as crianças, portanto, você precisa estar atento para evitar problemas legais com a sua marca.

Fique atento às regras que precisam ser obedecidas e comece a sua campanha!

A satisfação do cliente

Área que tem crescido muito no corporativo das companhias nesse momento, sucesso do cliente já tem a atenção que merece dentro do seu negócio?

Essa estratégia busca garantir que, seja qual for o segmento da sua empresa ou o produto vendido, o cliente terá uma jornada de sucesso. Na compra e no pós-compra, que todo o relacionamento dele com a loja seja seguro, resultando uma relação de confiança.

O “loyalty” é uma qualidade cada vez mais buscada nas empresas, em pesquisas ao consumidor. E no Dia das Crianças, estamos falando de uma relação de confiança para com as pessoas mais importantes na vida desse consumidor, seus pequenos.

Portanto, é muito importante investir na satisfação desse cliente com produtos de qualidade, canais de venda otimizados e um atendimento ágil para lidar com qualquer inconveniência.

Planeje-se e treine sua equipe

Garantir a satisfação do cliente parte de ter uma equipe treinada, onde cada colaborador saiba atuar e performar dentro de cada escopo exigido.

Ações para datas comemorativas demandam um alinhamento da sua equipe para saber lidar com novas soluções a fim de que estas cheguem ao consumidor com a roupagem prática e simples que precisam ter.

Por exemplo, em uma campanha de marketing, a equipe precisa estar alinhada ao discurso criado, reforçando a comunicação na hora das vendas.

No caso de optar pelo uso do cartão-presente como um ativo da sua loja, é fundamental que a equipe saiba vender essa ferramenta, conheça as particularidades e tenha boa comunicação com a provedora desses cartões.

Mas contar com a tecnologia de uma dos grandes players do mercado pode facilitar muito esse processo. A Todo an InComm Payments é a líder do segmento de cartões-presente no mercado e pode ajudá-lo a implementar esse novo canal de vendas na sua companhia.

Se você tem interesse em vender mais no próximo Dia das Crianças, fale com a gente, pois temos uma solução ideal para você.

Victoria Baldo

Victoria Baldo

CUSTOMER SUCCESS E MARKETING DA TODO CARTÕES, ASSISTO NOSSO CLIENTE NA BUSCA DOS MELHORES RESULTADOS. CRIAMOS JUNTOS AS MELHORES FORMAS DE PROMOVER A VENDA DE GIFT CARD E LISTA DE PRESENTES, SEMPRE COM MUITO AÇÚCAR E AFETO - MENOS NO CAFÉ - ESSE EU TOMO PURO.

Veja também

Se inscreva em nossa newsletter:

Se inscreva em nossa newsletter: