O que é lista de presentes e como ela ajuda o varejista a vender mais

O surgimento das listas de presentes chegou para acabar com os momentos de indecisão e facilitar a vida do consumidor na hora de presentear – afinal, já temos muito trabalho no dia a dia e tudo que não queremos é stress até nos períodos de felicitações.

Você com certeza já ouviu falar de lista de presentes, e possivelmente já esteve envolvido em uma, de um lado ou de outro. O que antes era algo manual e complicado, agora, aliada às novas tecnologias, é um recurso prático e eficaz para ajudar seus clientes a encontrarem a melhor maneira de presentear.

Liberdade, praticidade e flexibilidade. Essas são as palavras-chave de uma lista de presentes bem executada.

Já está na sua lista? Os conceitos desta estratégia

É bem verdade que o significado de “lista de presentes” não é nenhum mistério e o próprio nome já entrega tudo. Importante aqui é entender as funcionalidades e como organizar a sua.

As listas são uma excelente opção para varejistas que desejam incrementar as vendas de seus estabelecimentos.

Essa funcionalidade permite que seu cliente crie listas de presentes a partir dos produtos da sua loja, selecionando o que deseja ganhar e em qual quantidade, evitando itens indesejados e repetidos.

Foco total na personalização!

Esse tipo de lista também permite que seu estabelecimento seja divulgado entre o grupo de amigos e conhecidos do cliente, gerando um fluxo de vendas específico para as mais diferentes ocasiões – aniversário, amigo secreto, casamento, formatura, etc.

Por que fazer e os benefícios das listas de presentes:

Sendo um instrumento importante para gerar mais reputação e vendas, listamos os pontos fortes da funcionalidade de uma lista, para que você entenda o quanto esse produto é bom para o seu cliente e para o seu negócio.

  1. Praticidade para o varejista

A lista de presentes online traz o portfólio de produtos do seu e-commerce de forma rápida e acessível. Você pode oferecer diversas listas pré-prontas com sugestões de produtos adequados para a ocasião. Dependendo do seu mix de produtos, você pode sair do óbvio e explorar muito mais possibilidades, criando listas para ocasiões como “chá de lingerie”, “bodas”, “aniversário do pet”, atingindo públicos que saem do tradicional do seu negócio.

  1. Atrai novos clientes

A lista de presentes, além de ser uma ferramenta extremamente útil para quem quer organizar um evento para seus convidados, também é essencial para os próprios lojistas. Ela funciona como uma ferramenta de divulgação para o seu negócio, uma vez que convida potenciais clientes a conhecerem a sua loja.

  1. Presenteando em um clique

Ao criar uma lista de presentes online, ela poderá ser localizada pelos convidados do evento através do seu nome, ID ou link exclusivo. O convidado seleciona o presente e imediatamente o dono da lista recebe um e-mail informando qual presente foi comprado e qual o saldo do da lista.

  1. Bonito de olhar, bonito de comprar

A sua lista pode ser customizada de acordo com a identidade visual da sua marca, ou ter uma identidade totalmente nova, utilizando uma estratégia de cobranding. Você também pode oferecer aos seus clientes a possibilidade de adicionar foto e texto nas listas, deixando o produto ainda mais personalizado.

Esses são alguns dos benefícios que uma lista de presentes pode trazer para o varejista e para os clientes. Agora que você sabe por que fazer, basta se planejar com algumas ações de divulgação.

Dicas para sua lista se destacar

Para que a lista de presente da sua marca sejam um sucesso, você precisa tratar desse serviço como qualquer produto da sua loja – sabendo como investir e aplicar a criatividade:

  1. Identidade visual

Crie a sua para as listas, identificando-as com a sua marca usando características próprias como cores, símbolos e slogan.

  1. Parceiros

Tenha sponsors e patrocinadores do produto dentro da empresa. Garanta que os resultados da lista estejam atrelados aos sponsors. Isso facilita a expansão da lista e garante melhores resultados do produto dentro da empresa.

  1. Adeque-se tecnologicamente

Existem muitas tecnologias que viabilizam o lançamento de uma plataforma de listas de presente. Os itens que variam geralmente são tempo de execução e custo do projeto e escopo do projeto.

  1. Marketing e mais marketing!

Não esqueça de divulgar e promover a plataforma nas lojas, e-commerce, redes sociais e newsletters! Como qualquer produto, as listas precisam ser divulgadas.

E uma dica extra: aposte no formato omnichannel, assim você divulga esse canal de venda online e leva pessoas até a sua loja física.

Duas vezes mais praticidade

E se a lista de presentes já é um canal que gera mais praticidade, imagina ter uma parceria especializada na geração de listas e soluções em presentear?

A Todo an InComm Payments Company oferece uma solução de lista de presentes, além da solução de cartão presente que já conhecida, em seu portfólio de produtos.

Isso faz sentido para o seu negócio? Entre em contato com o time da Todo e disponibilize a criação de listas em até 3 semanas!

MAURENS ROSA

MAURENS ROSA

Head de Marketing - Além de responsável por todo o marketing da Todo. Nas horas vagas é bem polivalente: tenista, pintora, escritora, fotógrafa, mochileira & criativa. Não à toa que o nome é no plural. #SEGURAAMOÇA

Veja também

Se inscreva em nossa newsletter:

Se inscreva em nossa newsletter: