Por que premiar seus colaboradores com cartão presente

A premiação corporativa é uma forma de relacionamento importante com os funcionários e/ou parceiros de uma empresa, que os valoriza e reconhece as boas práticas profissionais. 

Existem inúmeras formas de realizar estas ações de incentivo, mas você vai descobrir aqui os motivos que tornam o cartão presente a forma mais simples de demonstrar o colaborador que você o valoriza. 

Os motivos para incentivar seu time

Você ou sua empresa consegue manter os colaboradores engajados e motivados? Com certeza, esse é o grande desafio em qualquer tipo de organização, seja para estimular metas alcançadas ou simplesmente para gerar um ambiente acolhedor, como presentear pela data de aniversário.

Ora, um colaborador pode passar boa parte dos seus dias e até da sua vida em uma mesma empresa. Portanto, sentir-se motivado durante as suas longas jornadas é um estímulo a produzir mais. 

Isso não é um mero detalhe. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em 2018, trouxe que 88% dos trabalhadores concordam que premiações que utilizam produtos e serviços são uma boa forma de motivação. Dos trabalhadores de carteira assinada que recebem prêmios por performance, 45% estão satisfeitos com o seu emprego de maneira geral, contra 31% daqueles que não recebem.

Geralmente, gestores utilizam o incentivo corporativo após algum objetivo atingido, agraciando os funcionários com presentes tangíveis e intangíveis. 

As premiações podem ser simples como um reconhecimento formal de “funcionário do mês”, ou uma medalha, mas também podem ser mais sofisticadas e materiais como um eletrodoméstico, ou até uma viagem. 

Por existirem muitas possibilidades, é necessário encontrar a que seja mais simples para organizar internamente, não gere um custo tão elevado a ponto de causar prejuízo, mas que ainda assim causem  o tão aguardado positivo  no time de colaboradores.

E você vai saber por que o cartão presente tem se mostrado essa excelente ferramenta para premiar colaboradores.

Empresas consagradas do mercado estão premiando seus funcionários com cartão presente. Por quê?

Tão importante quanto recompensar e incentivar um colaborador, é fazê-lo da melhor maneira; saber como oferecer essa premiação. E nessas situações, o cartão presente é a alternativa polivalente. Fácil de ser entregue, seja na versão física ou digital.

Os cartões são de marcas específicas e fortes no mercado, fornecendo uma experiência única ao presenteado. 

A Todo an InComm Payments Company, líder do segmento de cartões presente no Brasil, oferece essas grandes conexões aos seus parceiros. Por exemplo, em um momento onde as pessoas estão passando tanto tempo dentro de suas casas, um cartão presente da Tok&Stok pode dar um up no home office. 

Se o colaborador já está se permitindo sair um pouco mais, pode atualizar o guarda roupa com o cartão presente da Riachuelo ou mesmo preparar o material esportivo para voltar à ativa nos treinos com a Nike.

Esse reconhecimento vai impactar as pessoas que constroem o dia a dia de uma empresa. Colocar o cartão presente como protagonista dessa estratégia é fazer o time buscar mais resultados, tornando esse processo de premiação muito mais simples e ágil.

Diferente de outros tipos de incentivos, o cartão presente não incide em descontos na folha de pagamento e o valor é pago integralmente para cada colaborador. Reduz-se o custo e o impacto operacional. 

Não é à toa que o número de parceiros da Todo para as ações de incentivo não param de crescer. 

Maneiras de incentivar e os resultados dessa estratégia

Existem algumas dicas clássicas de como manejar as premiações dentro de uma empresa de modo que não gere atritos e sirva somente ao propósito de reconhecimento das boas práticas. Vamos a elas?

Talvez o mais tradicional e já citado aqui é o funcionário do mês. Uma ação simples e que premia a curto prazo. Uma boa dica é fazer uma votação entre o próprio time para eleger o vencedor.

Outra forma de decidir a premiação é pelo tempo de casa. Sabe aquele colaborador que está lá desde o início? Ele com certeza merece reconhecimento e isso também estimula outros membros a terem vida longa na companhia. Valorize a lealdade. 

Metas e objetivos cumpridos são praticamente autoexplicativos. Por que não valorizar o funcionário, ou a equipe, que batem a meta e mostrar a eles que o esforço vale a pena?

Tente também fugir do óbvio. Pense maneiras de instigar novos comportamentos. Uma forma muito interessante e pouco usual de presentear é premiar a inovação. Estimule quem traz algo “fora da caixa”, quem pensa diferente e se mostra interessado no crescimento da empresa.

Esses são apenas alguns meios de organizar o sistema de premiação. O resultado disso é um ambiente saudável, aumento de produtividade e, consequentemente, retorno financeiro.

A premiação também é forte atrativo na hora de recrutar novos colaboradores. Ou seja, premiar com cartão presente ajuda tanto a reter funcionários, quanto captar novos talentos.

O que você está esperando para atualizar essa prática no seu negócio?

Existem muitas empresas com esse tipo de serviço no Brasil e a Todo an InComm Payments Company traz a melhor plataforma de operação de cartões presente no país para tornar o processo de incentivo super prático e fácil.

Os parceiros da Todo tem todo o suporte necessário, inclusive com instruções para o dia a dia do uso de cartão presente. Um exemplo é quando falamos de páginas intermediárias e seus impactos nas vendas.

A Todo oferece um vasto leque de alternativas envolvendo marcas conceituadas dos mais diversos segmentos. Não espere mais e comece a presentear os seus colaboradores com as melhores! Fale com a gente e em poucos tempo implemente essa solução.

Marcio Miranda

Marcio Miranda

Head da área de B2B da Todo. Além de fã de Rock Clássico, Blues e R&B (todas as suas variáveis), parceiro certo para uma conversa regada a café para falar sobre as epifanias da vida.

Veja também

Se inscreva em nossa newsletter:

Se inscreva em nossa newsletter: