Entrega de cartões presente em tempo real via whatsapp é a novidade no varejo

E-commerce em alta: estratégias para o varejo e atenção ao cartão presente

O setor varejista passou por muitas dificuldades no ano de 2020, principalmente as empresas que não possuíam know-how para atuar nas plataformas digitais.

Se antes a discussão de transição ou concomitância de modelos físico e digital dividia opiniões, hoje é mais que comprovada a importância de atuar em ambos os canais.

Nesse momento, obviamente, as compras online receberam clientes novos que antes não o faziam por causa da pandemia. Entretanto, é uma tendência que esses clientes se acostumem com o modelo de compra ou atravessem por todos os canais oferecidos pela empresa até que cheguem a escolha mais confortável.

Existem diversos tipos de comportamentos e é necessária uma estratégia que os abrace cada qual for a necessidade  dos consumidores.

Isso tudo circunda o que chamamos de omnicanalidade. 

E dentro dessa nova realidade, onde o e-commerce mostra crescimento mesmo em meio às dificuldades do varejo de forma geral, ferramentas como o cartão presente ganham destaque.

Já falamos o porquê do cartão presente ser uma alternativa ótima para o consumidor, mas o que se apresenta como novidade são features que trazem melhor experiência e uso dessa ferramenta, simplificando processos e desmistificando conceitos ultrapassados envoltos ao cartão presente.


O final do ano que passou para o varejo

O setor varejista encerrou 2020 com muito a lamentar, por registrar o mais fraco desempenho desde 2015 e 2016, época de recessão econômica.

O Natal, grande esperança de recuperação no total de vendas anual, teve recuo de quase 2% no varejo físico, dado apontado pelo Índice Cielo do Varejo. 

Contudo, esses dados desfavoráveis são mais destacados no que diz respeito a vendas físicas.


O digital em contraponto

Se o varejo físico apresentou queda nos índices, o comércio virtual, de forma isolada, cresceu 15,5% no mesmo período.

Número que não há como fugir da interpretação de que foi impulsionado pelo isolamento social decorrente da Covid-19, mas que em dada realidade é preciso ser destacado. 

Outro dado interessante, é que fazendo recorte apenas do Natal de 2020, o varejo online faturou 45% a mais, com vendas entre os dias 10 e 24 de dezembro representando R$3,76 bilhões (dados da infomoney). 

Em comparação aos cinco anos anteriores, 2020 representou o maior crescimento no faturamento do período de Natal para o e-commerce brasileiro.

E o cartão presente, nesse contexto? Dezembro de 2020 apresentou crescimento nos valores transacionados em cartão presente de 175% em relação a 2019.

Como entender esse alto crescimento? Olhando para as novas opções que essa ferramenta apresenta.


Novidades do cartão presente

Ao verificar a influência do digital sobre o varejo, a Todo Cartões, líder do segmento de cartões presente, criou uma área focada apenas em acelerar as melhorias do produto.

Então é imprescindível, para falar desse mercado em alta, apresentar as novas features, usando a Todo Cartões como exemplo. 

Para desmistificar certas ideias prévias que o consumidor poderia ter sobre os cartões presente, apresenta-se a lista de novas features que a Todo Cartões desenvolveu nos últimos meses.

Demora pra entrega? Valor fechado? Dificuldade durante o processo de compra? Isso é passado do cartão presente. Veja a lista a seguir:

Demora pra entrega? Valor fechado? Dificuldade durante o processo de compra? Isso é passado do cartão presente. Veja a lista a seguir:

  • Pagamento em etapas, ou seja, melhoria do fluxo de pagamento.
  • Boleto disponível para impressão na área de compra
  • Confetes no cartão: melhorando a experiência do usuário
  • Saldo atualizando automaticamente no próprio cartão presente
  • Cliente ESCOLHE o valor que quer dar de presente (campo aberto)
  • Comprador é avisado por e-mail que o cartão foi gerado e está pronto para ser compartilhado.

Mas talvez a melhor e mais transformadora nova feature que a Todo Cartões apresenta é a entrega imediata via whatsapp, como você verá a seguir.

Entrega de emoções em tempo real

O ato de presentear é sem dúvidas um ato afetivo. Faz-nos sentir bem o momento da entrega do presente à pessoa que admiramos e também gera emoções positivas a quem recebe, como o sentimento de gratidão.

Imagine agora que para viver essas emoções você precisa esperar um ou até dois dias para realmente efetuar esse gesto. A angústia e a espera com certeza não são sensações do nosso agrado na vida contemporânea, em que tudo é tão rápido e efêmero.

Contudo, essa é a realidade vivida durante muito tempo no que diz respeito ao mercado de gift cards. A pessoa queria presentear alguém e, quando pretendia fazê-lo, a compra ainda teria que esperar horas ou até dias para que realmente o cartão presente chegasse até o presenteado.

E isso terá um fim.

Pois o presente é o momento, sem tempo de aguardar o futuro.

A mais nova feature da Todo Cartões é o compartilhamento instantâneo do cartão presente – mediante à compra, logicamente – por Whatsapp, redes sociais ou e-mail.

Isso gera muito mais praticidade e agilidade no ato de presentear. Essa nova ferramenta na plataforma da Todo Cartões é totalmente desprovida de custos adicionais para os seus clientes.

É muito simples! O presenteado recebe o cartão presente em forma de link, já pronto para uso, por Whatsapp, e-mail ou qualquer outra plataforma.

Se você quiser saber mais sobre como utilizar essas novas features para potencializar as vendas do seu varejo, não deixe de entrar em contato com um dos nossos consultores.

MAURENS ROSA

MAURENS ROSA

Head de Marketing - Além de responsável por todo o marketing da Todo. Nas horas vagas é bem polivalente: tenista, pintora, escritora, fotógrafa, mochileira & criativa. Não à toa que o nome é no plural. #SEGURAAMOÇA

Veja também

Se inscreva em nossa newsletter:

Se inscreva em nossa newsletter: