Expectativa de aumento para venda de cartões presente no Dia das Mães é de 20% em 2021

Mais um Dia das Mães se aproxima e além de todo sentimento envolvido nesta data especial, é também um momento muito importante para o varejo.

Segundo dados, o Dia das Mães é a data de maior movimentação do mercado no primeiro semestre do ano e que só perde, em números de faturamento dos lojistas, para o natal.

Toda mãe gosta de um bom cartão

Quem nunca teve dificuldade de escolher o presente ideal para o Dia das Mães, não é mesmo? É uma responsabilidade afetiva e ao mesmo tempo o desejo de acertar na escolha.

Na dúvida, muitas mães acabam gostando de algo mais ligado ao sentimento, como um cartão com recados amorosos. Mas não é desse cartão que vamos falar agora, apesar dele também ser uma boa opção.

Pois, pode ser o momento de acostumar a sua mãe a receber outro tipo de cartão.

O cartão presente se apresenta uma opção prática e segura neste momento e nós, da Todo Cartões, explicamos:

Segurança: diferentemente de como podia se esperar dos mais otimistas no primeiro semestre de 2020, o momento da pandemia em março de 2021 é o pior da pandemia no Brasil até então.

Até maio, dificilmente o panorama mude de forma drástica; portanto, as medidas de distanciamento podem se estender até lá, com a incerteza se lojas físicas estarão aptas a abertura, ou não.

Dá-se então a importância do varejo estar atuando com forte presença digital, facilitando a compra e a segurança dos consumidores. Para tanto, um cartão presente atrativo será o ponto-chave.

Praticidade: porque além da segurança, o cartão presente é prático, dá ao consumidor um maior poder de escolha e dados já apontam: quem ganha um gift card gasta 30% a mais do que o valor estabelecido. 

A antiga dúvida sobre o que presentear as mães muda à escolha pelo cartão presente da loja dentro do setor ou marca que mais a agrada. Aí, pelo menos, espera-se que alguma noção da preferência da mãe todos tenhamos.

Mas com o perdão da brincadeira, fato é que o cartão presente, além da possibilidade de upsell do valor estipulado pelo presenteador, também gera fidelidade do consumidor com a loja questão, que muitas vezes vai à loja física.

Sendo assim, no momento que for possível, a mãe que compra agora através do digital, cria vínculo com a loja e pode conhecer a versão física logo a frente, ou mesmo manter-se pelo canal digital.

Por isso, a importância da omnicanalidade

Como aprender com o ano que passou e o impacto do cartão presente

No ano de 2020, o setor varejista, de maneira geral, sentiu o baque da pandemia ao registrar queda de até 67% nas vendas no dia das mães em relação ao ano anterior, segundo levantamento da F360º, plataforma de gestão de varejo para franquias, pequenos e médios varejistas.

Muitas empresas tiveram dificuldade de se adequar ao cenário onde a loja física não poderia funcionar, ou até poderia abrir, mas com restrições. 

Múltiplas soluções foram procuradas pelos varejistas, como o drive thru, por exemplo, mas nenhuma com mais eficácia que um e-commerce bem estruturado.

A prova disso é que, se por um lado o registro de vendas totais do varejo caiu, o digital apresentou forte crescimento. O Dia das Mães aumentou o faturamento do e-commerce em 117%.

No caso da Todo Cartões, empresa líder do segmento no mercado, o  faturamento subiu em média 25% no período em relação ao ano anterior.

Novamente se destaca a importância de saber atuar nos diversos canais e os números mostram como o digital é uma necessidade agora e para o futuro, com projeções que seguem em alta.

Para os braços da mãe: projeção positiva para o ano de 2021 mesmo em meio às dificuldades do mercado

Falando agora de 2021, as expectativas em relação ao número de vendas ainda são divididas. Segundo pesquisa da Fecomércio MG, 44,1% dos varejistas projetam um primeiro semestre positivo. 

Ainda na opinião dos entrevistados, a data mais esperada para saldo positivo de vendas é realmente o Dia das Mães, apontado por 36,4% dos entrevistados, vencendo outras datas comemorativas como a Páscoa.

Como anteposto, a esperança de muitos varejistas é alta em relação ao Dia das Mães, e no segmento de cartões presente não é diferente. Na Todo Cartões, a expectativa é de aumento de 20% no volume transacionado em vendas (segue gráfico abaixo) e em torno de 25% no número total de cartões vendidos. 

ABC do Cartão Presente

E se os dados mostram a importância e as projeções cada vez mais positivas do uso do cartão presente dentro do varejo, com crescimento apontado pela Bloomberg de até 12% em todo o setor dentro de 10 anos (até 2031), resta a pergunta:

Você já utiliza todas as funcionalidades do cartão presente dentro do seu negócio?

Geralmente, o processo de implementação da plataforma para a venda online  de gift cards da Todo Cartões leva 30 dias, com a criação do ambiente de vendas personalizado para o varejista e o acompanhamento da evolução do projeto. 

A plataforma está em constante evolução para a melhor experiência do usuário.

Ficou interessado(a)? Entre em contato com a gente que ajudamos você a otimizar seus processos e alavancar as suas vendas.

Fontes

https://www.bloomberg.com/press-releases/2021-03-09/gift-card-market-is-projected-to-expand-at-an-impressive-cagr-of-above-12-over-the-next-ten-years-2021-to-2031-pmr

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2021/02/11/internas_economia,1237100/primeiro-semestre-de-2021-sera-positivo-segundo-44-1-dos-varejistas-em-mg.shtml

MAURENS ROSA

MAURENS ROSA

Head de Marketing - Além de responsável por todo o marketing da Todo. Nas horas vagas é bem polivalente: tenista, pintora, escritora, fotógrafa, mochileira & criativa. Não à toa que o nome é no plural. #SEGURAAMOÇA

Veja também

Se inscreva em nossa newsletter:

Se inscreva em nossa newsletter: