Cartões presente são umas das formas mais simples de demonstrar que você valoriza o trabalho dos seus colaboradores. Eles também funcionam como uma peça-chave na hora de aproximar o relacionamento entre a empresa e a equipe, ao transformar esses pequenos agrados em incentivo para os funcionários se sentirem reconhecidos e motivados.
As 6 maneiras de utilizar o cartão presente com a sua equipe
Conforme já falamos aqui, você já sabe que os cartões presente são a maneira mais fácil e econômica de premiar seus colaboradores. Mas você sabe como fazê-lo?
É necessário entregar esses presentes em momentos estratégicos para que eles desempenhem o papel de incentivo corretamente.
Separamos, portanto, 6 sugestões — algumas clássicas e outras um pouco mais alternativas — para inspirar sua empresa a incentivar esse relacionamento com sua equipe de forma lúdica.
- 1 Funcionário da semana/mês
Um clássico endomarketing nas empresas, a primeira dica é premiar com cartão presente o funcionário da semana ou do mês.
Nem todas empresas tem um funcionário da semana, mas a dica aqui é que, quanto mais frequentes as premiações, mais os funcionários irão se sentir motivados a produzir.
Uma dica legal para essa ação é fazer uma rodada com votação dos próprios colaboradores a partir de categorias relacionadas com a empresa.
- 2 Tempo de casa
Sabe o colaborador que estava lá desde o princípio? Ele com certeza merece um reconhecimento pelo tempo de casa, além de também incentivar outros membros a permanecerem na companhia ao perceber como a lealdade é valorizada.
As novas gerações têm apresentado mais dificuldade em permanecer em uma empresa por mais tempo. A chamada geração Z tem média de vínculo de menos de 1,5 anos.
Sendo assim, por que não valorizar aqueles colaboradores que ficam por mais tempo? Servindo de exemplo aos novos que virão.
- 3 Dias especiais
Além dos clássicos como aniversários e festas de fim de ano, existe data especial para quase toda profissão. E você pode até criar alguma data criativa para a sua equipe, com uma brincadeira interna e afins.
- 4 Gincana entre equipes
Uma versão mais divertida de presentear funcionários por atingirem metas e fugindo um pouco do convencional, as gincanas não são divertidas apenas quando você é criança, não!
Adultos também gostam de diversão, e quando você incentiva uma competição (obviamente saudável) entre as equipes, isso os ajuda a enxergar o ambiente corporativo de uma forma mais próxima.
- 5 Metas e objetivos
Toda empresa tem metas. Que tal incluir seus colaboradores nessa comemoração, já que eles fazem parte do esforço coletivo?
No comercial, esse tipo de premiação já é bastante comum, mas é interessante incluir metas em todas as áreas da empresa para que outros setores se sintam motivados a entregar algo além do corriqueiro.
- 6 Novas ideias
Às vezes, as melhores ideias vêm de pessoas inesperadas. E quer maneira melhor de agregar à sua empresa do que receber ideia de todos os lugares? Presentear as melhores ideias do semestre (ou mês), faz seus colaboradores de todos os departamentos se sentirem acolhidos e instigados a pensar fora da caixa.
Essas são apenas algumas ideias para sua empresa fugir do óbvio na hora de demonstrar apreço por seus colaboradores e construir uma relação mais sólida com a sua equipe.
Você já experimentou alguma, ou se inspirou em uma delas?
Bônus: o resultado desse sistema de premiação
Ao organizar esse sistema de premiações, a produtividade dos colaboradores é reforçada. Quando eles se esforçam, o retorno financeiro é uma consequência lógica.
Além disso, a premiação é um forte atrativo na hora de recrutamento de pessoas. Ao procurar vagas de emprego, os candidatos costumam ficar atentos a itens que vão além da remuneração.
Isto é: a premiação corporativa serve tanto para reter funcionários quanto para atrair futuros novos colaboradores.
E aí? Que tal começar a comprar premiações aos seus funcionários, através da facilidade e praticidade do cartão presente?
Caso tenha interesse, clique aqui.